Politécnico de Viana com 14 alunos e professores infetados com covid-19
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) regista 14 casos de infeção pelo novo coronavírus, entre professores e docentes, todos em recuperação em casa, disse o presidente da instituição de ensino superior.
Em declarações à agência Lusa, Carlos Rodrigues adiantou “não se registar, até ao momento, qualquer caso de infeção por SARS-CoV-2, o vírus da doença covid-19, entre os funcionários do IPVC”.
De acordo com o responsável, segundo “a rastreabilidade que as autoridades de saúde conseguiram fazer, o contágio não terá ocorrido em ambiente escolar”.
Carlos Rodrigues adiantou que “as 14 pessoas infetadas, a maioria estudantes, oriundos de vários concelhos do distrito de Viana do Castelo e de outras regiões do país, estão a recuperar em casa, não havendo relatos de situações mais graves da doença”.
O presidente do IPVC adiantou que os estudantes “estão a ser acompanhados, diariamente, pelos coordenadores de curso.
“Fazemos um acompanhamento com muita proximidade para que os alunos não serem prejudicados na sua atividade letiva”, referiu.
Carlos Rodrigues adiantou que “o registo dos casos de covid-19 está a feito, de forma sistematizada, desde a semana passada”, e revelou que “na próxima terça-feira o IPVC vai disponibilizar um boletim atualizado dos casos da doença para informar de forma transparente e rigorosa a evolução da doença”.
Os dados serão divulgados, “uma vez por semana, na página covid-19, criada em março no portal oficial da instituição na Internet”, sendo que “internamente os dados serão enviados para as escolas, duas vezes por semana”.
Segundo Carlos Rodrigues, o plano de contingência do IPVC inclui dois apartamentos, um situado na cidade de Viana do Castelo e outro em Ponte de Lima, para acolher alunos ou docentes que não possam regressar às suas casas.