Soldadinhos de Chumbo e Banda às Riscas animam Natal nas ruas de Paredes de Coura
Não vai faltar animação de rua nestes dias de Natal em Paredes de Coura. No fim de semana de 19 e 20 de dezembro, bem como nos dias 23 e 24 que antecedem o Natal as ruas desta vila no coração do Alto Minho vão ser percorridas pelos ‘Soldadinhos de Chumbo’ e pela ‘Banda às Riscas’, respetivamente.
Do repertório tradicional português, dixieland, jazz e marchas militares aos temas do imaginário coletivo e circense vão dar o tom e o som por estes dias em que também o mundo maravilhoso das construções Lego para miúdos e graúdos se estende por mais de 100 espaços do comércio e serviços da vila de Paredes de Coura. A instalação sob o tema ‘Lã de Natal, cá em Coura’, que percorre a Rua Conselheiro Miguel Dantas, sugere-nos também uma malha gigante como nas tricotadas camisolas de lã, complementando o desejado conforto para estes dias mais cinzentos e tão característicos do Natal.
Assim, já este fim de semana, 19 e 20 de dezembro, os Soldadinhos de Chumbo, do grupo Pantomina, vão percorrer as ruas de Paredes de Coura com um espetáculo musical elaborado com instrumentos do imaginário-fanfarra (flautim, gaita-de-fole, tuba, trombone, caixa de rufo e bombo) tocados por soldados mimos que, através da sua mudez ensurdecedora, enriquecem as prestações desta banda rigidamente militar. Interpretam repertório tradicional português, dixieland tradicional, jazz, marchas militares, marchas militarizadas, marchas militantes e temas circenses.
Já nos dois dias anteriores ao Natal, 23 e 24 de dezembro, cabe à Banda às Riscas animar as ruas de Paredes de Coura. A Banda às Riscas tem um repertório de cariz tradicional, temas do imaginário coletivo e circense, cuja animação assenta “na importância de despertar, na sociedade em que vivemos, o lado mais simples da vida: o sorriso”, assim se caracterizam.