Festa de S. Silvestre mantém benção dos animais e faz “take-away” de cabrito

0
564
O alto do monte de S. Silvestre, em Cardielos, no concelho de Viana do Castelo, não vai receber, este ano, as habituais centenas de romeiros para a secular romaria de S. Silvestre, devido à pandemia da covid-19. No entanto, a Confraria da festa quis assinalar os dias 30 e 31 de dezembro com o serviço “take-away” do afamado cabrito.
Henrique Parente, juiz da festa S. Silvestre, admitiu que a última romaria do ano do Alto Minho, “num ano atípico”, deu “muito trabalho”. “Infelizmente, não vamos realizar a festa nos moldes habituais para evitar os aglomerados. Vamos, unicamente, ter música gravada e serviço take-away do cabrito”, explicou, adiantando que já têm “bastantes encomendas”. “As pessoas estão a aderir muito bem à iniciativa. No entanto, tivemos algumas pessoas que perguntaram se podiam comer pelo monte de S. Silvestre, mas dissemos que não. Queremos evitar os ajuntamentos, neste tempo de pandemia”, frisou.
No dia 31, às 10h30, realiza-se a eucaristia e a benção dos animais. “Para não deixar morrer a tradição, decidimos manter a benção dos animais”, justificou.