Empresário vianense entra para “clube de elite” do imobiliário internacional 

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A Viana Azul é a primeira e única imobiliária de Viana do Castelo a receber a distinção internacional do Certified Residential Specialist (CRS). “Feliz e orgulhoso” com a conquista, o empresário António Brito é quem enverga o pin da distinção e quer consolidar o negócio da empresa no mercado internacional.
O CRS é a maior credencial concedida a agentes imobiliários, gerentes e avaliadores. António Brito, com 24 anos de experiência profissional no ramo imobiliário, foi um dos mais recentes premiados. É natural de Ponte de Lima, mas vive há mais de 20 anos em Viana do Castelo. Em 1996, entrou na imobiliária “por carolice”. “Uma curiosidade trouxe-me até aqui. Naquela altura, estava numa fase em que queria deixar de trabalhar para os outros e começar a olhar para a minha vida. Por curiosidade, uma empresa em Viana do Castelo estava a pedir pessoal e, no dia em que fiz a entrevista, fiquei logo a trabalhar”, contou o empresário.
Apesar de já ter tido outros nomes, a Viana Azul existe há 24 anos . “Eu e mais dois sócios compramos a empresa e estivemos juntos durante 16 anos. Em 2011, a crise trouxe dificuldades e chegamos à conclusão que três éramos muitos. Por vontade própria, eles decidiram deixar a sociedade e eu continuei”, recordou, adiantando que, atualmente, a empresa tem seis funcionários. 
“O site ganhou uma qualidade impressionante”
Mais de 20 anos depois, António Brito faz um balanço “extremamente positivo”. “Ainda não me arrependi do que fiz. Pela forma como trabalhamos, fomos acumulando um prestigio muito interessante. Toda a gente me conhece. Felizmente, 98% pela positiva e 2% pela negativa. Não podemos agradar a toda a gente. É impossível”, admitiu, entre risos, salientando: “Conseguimos consolidar e construir uma imagem que achamos extremamente interessante e nunca colidimos com a concorrência.”
De acordo com o empresário, desde 2018, apercebeu-se que a Viana Azul deveria “caminhar num sentido diferente do tradicional”. “Decidi aprender a trabalhar em google adwords e nas redes sociais. Fiz um investimento e, a partir daí, conseguimos chegar lá fora. Paralelamente, fiz uma série de cursos de fotografia e vídeo”, especificou, considerando que “o site ganhou uma qualidade impressionante”. “Há dias, fruto dos investimentos que estou a fazer, recebi uma série de telefonemas para organismos que não tinham nada a ver comigo desde Segurança Social, ACP, stands de automóveis…até pensei em fazer uma denúncia. Ainda liguei à operadora telefónica para perceber o que estava a acontecer. Apercebemo-nos depois que a nossa publicidade aparece numa série de portais e, por isso, as pessoas, sem querer, clicavam e a chamada vinha cá ter”, acrescentou, recordando outro episódio. “Um investidor já me disse que numa pesquisa toda a gente leva com a publicidade da Viana Azul mesmo que não queira. É isso que quero ouvir”, contou. 
O empresário refere que o trabalho desenvolvido pela Viana Azul impulsionou parcerias com multinacionais, nomeadamente, a Merkator  e a Prime Edition, que já deram origem a vários negócios. “ Neste momento, temos dois negócios fechados para os Estados Unidos e estamos a ter uma receptividade muito interessante. Trabalhamos também para o Canadá, Holanda, países nórdicos e França”, acrescentou.
“Qualquer pessoa que quer comprar uma casa em Viana do Castelo vai encontrar o meu nome”
Com a pandemia, a Viana Azul “nunca parou”. “Estamos preparados tecnologicamente para sobreviver. Desde março de 2020 que continuamos a trabalhar e a fazer negócios”, garantiu.
Durante este período, António Brito fez formações e investimentos que já deram frutos. Um deles foi uma classificação internacional que andava “a perseguir há muito tempo”. “Coincidência ou não, começou em março do ano passado e culminou com a chegada do pin pelo correio. Chama-se CRS e trata-se, como costumo dizer em tom de brincadeira, de um clube de elite. É muito restrito e difícil de obtê-lo. Tenho muito orgulho em dizer que correspondemos aos parâmetros pedidos: ter três anos de vida imobiliária, ter faturado uns milhões, fazer no mínimo quatro cursos e ter um aproveitamento superior a 70%. A partir de agora, qualquer pessoa que faça uma pesquisa e queira comprar uma casa em Viana do Castelo vai encontrar o meu nome”, explicou, frisando que “esta distinção deve-se a muito sacrifício, esforço profissional e mérito, o corolário de muitos anos de trabalho e aplicação séria” e traz “mais qualidade” à Viana Azul. 
“O meu projeto para futuro é consolidar a empresa no mercado internacional”
Para o futuro, o empresário espera que a pandemia não o impeça de consolidar o seu negócio. “Desde 2005 que a Viana Azul é autónoma. O meu projeto para futuro é consolidar a empresa. Já estou com vontade de fazer mais uns investimentos, essencialmente, a nível tecnológico para conseguirmos difundir ainda mais a empresa no estrangeiro. Queremos trabalhar o mercado internacional e, sem dúvida, que já estamos a caminhar nesse sentido”, adiantou, especificando: “Quem consultar o site, os imóveis correspondem a um nicho de mercado que só nós é que temos. Tudo o que está nos portais da Merkator, do rio Douro para cima, é nosso. Aliás, tudo o que coloco no nosso portal é diretamente partilhado no deles. Isso é fantástico. São parcerias importantes que nos ajudam a chegar muito mais longe.”
Em Viana do Castelo, António Brito assegura que não sente “nenhuma anormalidade” por causa da pandemia, apesar de se aperceber da diminuição de contactos para negócios imobiliários.