Mercadona consolida modelo de logística sustentável depois de 25 anos de relação com a Logifruit

0
410
  • A reutilização de caixas e paletes permite evitar 180.000 toneladas por ano de materiais de utilização única e reduz 96.710 percursos de camião por ano.
  • Estas caixas reutilizáveis permitem mais de 120 utilizações, são reparáveis e 100% recicláveis, o que beneficia todos os elos da cadeia de abastecimento: produtor, distribuidor e ponto de venda.

 

A Mercadona consolida o modelo de Logística sustentável depois de 25 anos de relação com a Logifruit, fornecedor Totaler de logística e pioneiro na introdução de paletes de plástico laváveis, reutilizáveis e recicláveis, assim como as caixas dobráveis utilizadas para a distribuição alimentar em Espanha. Graças ao compromisso com a otimização constante de recursos, a empresa conseguiu melhorias logísticas importantes. Um bom exemplo é a conversão de caixas rígidas em caixas dobráveis, o ​​que tem trazido benefícios em toda a cadeia de abastecimento, pois no espaço ocupado anteriormente por uma caixa rígida passaram a ser transportadas três caixas dobráveis. Este facto significou uma redução de 96.710 percursos de camião, resultando num menor consumo de combustíveis e de emissões de CO2 para a atmosfera.

Fundada em 1996, a Logifruit iniciou a relação com a Mercadona nesse mesmo ano, dando suporte aos seus fornecedores de frutas e legumes. Desde então, trabalha seguindo as premissas da política de economia circular promovida pela UE (Redução, Reutilização, Reparação e Reciclagem de embalagens em fim de vida útil), utilizando os recursos de forma eficiente e favorecendo a permanência dos materiais no ciclo produtivo o maior tempo possível.

O design e os materiais utilizados ​​permitem que quer as paletes quer as caixas completem vários circuitos, desde o produtor primário até à loja. A sua limpeza, fácil reparação e reciclabilidade – com designs modulares – convertem a Logifruit num modelo de economia circular. Cada caixa ou palete, após cada ciclo de utilização, regressa ao armazém e entra num processo automatizado de limpeza e desinfeção que garante a sua segurança e higiene. Em poucos minutos estão prontas para serem utilizadas ​​novamente.

Este sistema de trabalho eficiente e sustentável procura potenciar ao máximo as matérias-primas e alcançar o desperdício zero. Graças a estas caixas reutilizáveis, é possível economizar mais de 180.000 toneladas por ano em materiais de utilização única.

EtiquetasMercadona