Melgaço vai apresentar as boas práticas implementadas no concelho

0
316

 No dia 4 de março, durante o evento “Maratona das Transferências”, será apresentada a boa prática do projeto Melgaço Tem Pop-Up: reconhecido na Europa e exemplo para outras regiões. O evento, que decorrerá em formato online, contará com o testemunho dos 19 parceiros nacionais das Redes de Transferência URBACT. A iniciativa será um momento de partilha das experiências e dos resultados dos projetos implementados em Portugal.

A Maratona das Transferências é o Evento Nacional de Partilha (National Sharing Event) que marca uma etapa final para estas redes URBACT. A iniciativa assume-se como uma oportunidade para os parceiros partilharem, aos níveis regional e nacional, o que aprenderam com o trabalho em rede, e ainda para alargarem a transferência de boas práticas a mais cidades e promoverem o diálogo com partes interessadas. Também será o momento para refletirem em conjunto sobre os sucessos e dificuldades por que passaram, propondo soluções.

Os Peritos URBACT Maria João Rauch e Miguel Sousa irão conduzir o evento, que decorrerá das 09h30 às 16h50, organizado em quatro sessões. Programa em https://urbact.eu/urbact-em-portugal. Estão convidados a participar todos os interessados em aprofundar ou conhecer o método URBACT, incluindo profissionais da área do desenvolvimento urbano sustentável, políticos aos níveis regional e local e todos os cidadãos interessados nas temáticas urbanas. As inscrições poderão ser realizadas aqui: http://bit.ly/InscriçõesMaratonadasTransferências.

Melgaço é exemplo em toda a europa!

O projeto revolucionou a dinâmica comercial no centro da vila, sendo reconhecido a nível internacional. Hoje, Melgaço é exemplo em toda a Europa!

Este projeto de dinamização da economia local nasceu em Altena, na Alemanha, e conta com a parceria de Melgaço, em Portugal, Idrija, na Croácia, Nyirbator, na Hungria, Aluksne, na Letónia, Isernia, em Itália, Manresa, em Espanha, e Igoumenitsa, na Grécia. O objetivo principal é reanimar centros urbanos que apresentem declínio prolongado fruto da falta de animação comercial e reverter a perda de população. A estratégia passa assim pela ocupação temporária de espaços comerciais devolutos. Adotando medidas comuns, as cidades estão a encontrar soluções, em conjunto com a comunidade, para reverter a perda de população.

Em Melgaço, o desafio foi bem aceite, quer junto dos proprietários das lojas, quer dos empreendedores. As primeiras lojas pop-up abriram em outubro de 2019. Bernardete Pereira e Ana Maria Gregório foram as primeiras empreendedoras a aderir ao projeto.

O projeto continua a crescer!

Desde o início do programa foram desenvolvidos 15 projetos, sete são hoje lojas permanentes e estão já mais oito novas candidaturas aprovadas, prevendo-se a abertura das mesmas durante o mês de março. O projeto contou com a cedência de 11 espaços a título gratuito.

A situação pandémica não tem sido um entrave para a aposta no projeto. «No nosso município, o Programa URBACT/Re-growCity/Melgaço Tem Pop-UP não foi interrompido pela COVID-19. Desde o início, que a dinâmica se adaptou aos novos tempos de pandemia que vivemos e o empreendedorismo manteve-se. Respeitando as indicações da Direção Geral de Saúde, fomos encontrando formas de manter vivo o programa e ativa a vontade dos novos empreendedores que continuaram a procurar informações e a desenvolver candidaturas ao projeto. Durante o período de quarentena e confinamento continuamos ativos na implementação do programa, na sua divulgação e comunicação.», atenta Manoel Batista, presidente da Câmara Municipal.

Como funciona?

Os proprietários de lojas vazias estão a ceder gratuitamente os espaços, para que pequenos empreendedores possam abrir os seus negócios ao público. O período de experiência é de três meses, para que estes possam perceber se o negócio é ou não viável. Caso pretendam continuar no espaço comercial, passarão a pagar uma renda mensal simbólica que, em Melgaço, chega a ser de um euro por metro quadrado.

As fases do projeto:

Três meses de ocupação gratuita e três meses de renda simbólica de 1€ por m2, paga aos proprietários.

Mais do que cumprir com o proposto contratualmente com o URBACT e de verificar uma prática mais bem-sucedida que qualquer um dos parceiros do programa, é internacionalmente reconhecida a dinâmica inovadora do processo de Melgaço, constituindo mesmo uma referência e uma melhoria ao conjunto de boas-práticas do programa Re-grow City, superando a experiência do parceiro líder que servia de bitola, o município de Altena.

EtiquetasMelgaço