Viana comemora Dia Internacional da Mulher com projeto de Rita GT e Cantadeiras do Vale do Neiva
A Câmara Municipal de Viana do Castelo associou-se às comemorações do Dia Internacional da Mulher com o projeto “Unearthing” de Rita GT e com a entrega às mulheres das associações e instituições de solidariedade e da autarquia de um postal comemorativo.
Esta segunda-feira, vai para o ar o Projeto #Unearthing da artista portuense radicada em Viana, Rita GT, no canal do youtube do Museu Yorkshire Sculpture Park.
“Através de uma simbiose entre cantares e a criação de cerâmica – símbolos enraizados em Viana do Castelo, pretende-se explorar a memória e a lembrança da época dos descobrimentos e o papel da mulher neste período, onde os relatos ou as narrativas sobre a mulheres desta época são parcos. As conquistas da época e até mesmo os quotidianos do dia a dia sempre foram personificadas e atribuídas ao homem”, pode ler-se na proposta apresentada e que conta com a participação das Cantadeiras do Vale do Neiva, a artista Rita GT e a dançarina Piny, “representando toda a premissa do papel da mulher, enfatizando sempre a lembrança”.
Este é um projeto de âmbito cultural organizado pela artista Rita GT, com o apoio da Yorkshire Sculpture Park, Fundação Calouste Gulbenkian e a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
A autarquia distribuiu ainda postais comemorativos e flores a mulheres vianense para assinalar o dia 08 de março, instituído pelas Nações Unidades e comemorado em mais de cem países como um dia pelos direitos das mulheres.