Rotary Clube de Viana do Castelo solidário com Pemba em Moçambique
O Rotary Clube de Viana do Castelo angariou diverso material para ser enviado para o campo de refugiados em Pemba, Moçambique. As doações contaram com 2600 máscaras cirúrgicas, 122 viseiras, 67 quilos de roupa de variados tamanhos, brinquedos e diversos artigos tanto de cozinha como de higiene pessoal.
Segundo Rui Cruz Afonso, presidente do Rotary de Viana, o lançamento da campanha de ajuda partiu da Comunidade Inter Países de Rotary Portugal Palop e Timor e da ajuda humanitária aos refugiados de Moçambique. “Sendo Rotary um movimento Global, de iniciativa local, faz todo o sentido que o Rotary Clube de Viana do Castelo se associe a ela”, reiterou.
O campo de refugiados de Pemba enfrenta uma crise humanitária de elevada proporção, devido à violência armada no norte de Moçambique em Cabo Delgado com milhares de mortes e refugiados. Notícias recentes dão conta da existência de 560 mil refugiados que estão sem alimentos, sem meios de subsistência, e sem abrigo. E o recente Ciclone tropical Eloise que devastou Moçambique, veio tornar a situação ainda mais dramática e exigir um apoio imediato, em alimentos, roupas e utensílios diversos.