Segunda fase da redução de plástico da Mercadona equivale uma diminuição de 3000 toneladas 

0
331

A Mercadona concluiu a segunda ação da Estratégia 6.25 para a redução de plástico e a gestão adequada dos seus resíduos ao eliminar os produtos descartáveis de plástico de uso único em todas as lojas da cadeia, que foram substituídos por outros feitos de materiais sustentáveis. “Os novos produtos alternativos são fabricados com materiais que respeitam o meio ambiente, como o cartão, a madeira, a cana de açúcar e o plástico reutilizável, que pode ser lavado na máquina lava-loiça após cada uma das suas múltiplas utilizações”, explicou a Mercadona, indicando que com a conclusão desta segunda ação, a cadeia de supermercados “deixa de usar 3.000 toneladas de plástico por ano, o que seria o equivalente a 120 camiões”.

Os novos produtos descartáveis da Mercadona são ainda recicláveis, que é outro dos compromissos assumidos através da Estratégia 6.25: que todos os resíduos possam reciclar-se e ter uma segunda vida. “Para facilitar a reciclagem aos “Chefes” (clientes) as embalagens dos novos produtos descartáveis têm um pictograma que indica o contentor no qual se devem depositar”, explica a Mercadona. A Estratégia 6.25 para a redução de plástico da cadeia de supermercados inclui seis ações a desenvolver até 2025. Nesse ano, a empresa espera ter reduzido 25% do plástico dos seus lineares, utilizará embalagens recicláveis e reciclará todos os seus resíduos de plástico. No total, a empresa prevê investir 140 milhões de euros nos próximos quatro anos para concretizar todas as ações que integram esta estratégia.

No passado mês de janeiro, alcançou-se o primeiro marco da estratégia: eliminar os sacos de plástico descartáveis de uso único em todas as secções das lojas. O cumprimento desta primeira ação da Estratégia 6.25 supõe uma redução de 3.200 toneladas de plástico por ano. “A Mercadona conta com uma equipa de trabalho que coordena todas as áreas de atuação da Estratégia 6.25, composta por colaboradores de diferentes departamentos da empresa, como Lojas, Prescrição, Informática, Compras, Logística, Financeiro, Relações Externas e Obras”, informou, indicando que “adaptou um total de 72 lojas em Espanha e Portugal ao modelo de Loja 6.25, que será alargado a toda a cadeia durante 2021”. Estas lojas, onde é possível observar os avanços da Estratégia 6.25, “têm como objetivo ouvir a opinião de clientes e colaboradores sobre todas as ações que a empresa está a desenvolver nesta área. Neste período, foram recebidas mais de 5.000 opiniões e sugestões, tanto de clientes como de colaboradores, que ajudam a melhorar a aplicação das diferentes ações definidas para reduzir o plástico e promover a economia circular”, acrescentou. 

EtiquetasMercadona