Campeonato de Portugal de Karting KIA arrancou em Viana
O regresso das jornadas duplas, um novo sistema de pontuaçăo e as novas categorias X30 Mini e X30 Master săo algumas das novidades do Campeonato de Portugal de Karting KIA 2021, que arrancou ontem, no Kartódromo de Viana do Castelo, sob a organizaçăo do Clube Automóvel do Minho (CAM). A lista de inscritos conta com 86 pilotos distribuídos por diferentes categorias.
À semelhança das épocas anteriores, o campeonato contempla as categorias Iniciação, Cadete 4T, Júnior, X30 e X30 Super Shifter (que inclui as classes Sénior, Master e Gentleman), sendo a X30 Mini (que substitui a categoria Juvenil e que já pôde ser vista há cerca de três semanas na Taça de Portugal de Karting relativa a 2020), assim como a classe X30 Master (incluída na X30), destinada a que tem mais de 30 anos de idade, são as principais novidades.
A lista de inscritos conta com 86 pilotos distribuídos por diferentes categorias, sendo a X30, a X30 Super Shifter e a X30 Mini as mais concorridas.
A nova categoria X30 Mini
A categoria Juvenil passa agora a designar-se por X30 Mini – destinada a pilotos dos 7 aos 11 anos –, mas não muda apenas de nome. Os karts passam a estar equipados com motores de 60cc (ligeiramente mais lentos), refrigerados a água, por troca com os Puma de 85cc, refrigerados a ar, propulsores que a IAME deixou de fabricar. Mas o principal motivo desta mudança é para os jovens pilotos portugueses poderem correr com as mesmas especificações dos karts admitidos no IAME Euro Series (Europeu da especialidade) e de outras competições internacionais do construtor. Outra particularidade é que esta categoria deixa de ter os motores selados – podendo as equipas fazer as retificações que entenderem de acordo com o regulamento técnico –, sendo apenas selado o cilindro.
A categoria X30 Master
Incluída na categoria X30 (Sénior) passará a estar a X30 Master, para pilotos que já tenham completado 30 anos. Esta categoria já é disputada em vários países, inclusive nas Finais Internacionais IAME, habitualmente disputadas no circuito de Le Mans, em França. João Fernandes, de 35 anos, que regressou à competição há cerca de três semanas na Taça de Portugal de Karting relativa a 2020, disputada em Portimão, é um dos pilotos que pontuará para a categoria X30 Master. Para a ronda de abertura do Campeonato de Portugal em Viana do Castelo, estão inscritos mais três pilotos: Lucas Araújo, Rui Chagas e Pedro Paiva.
A matemática para o título
Com o regresso das jornadas duplas, em que existirão dois dias distintos de competição, um no sábado e outro no domingo, em 2021 o sistema de pontuação passa a ser diferente face aos anos anteriores. Em todas as categorias, quem realizar o melhor tempo nos treinos cronometrados soma um ponto, os vencedores das mangas de qualificação somam 12,5 pontos e os vencedores nas Corridas (Finais) totalizam 25 pontos, existindo, naturalmente outras pontuações para os restantes classificados. Quem também rubricar a volta mais rápida nas Corridas (Finais) somará um ponto extra. Para efeitos de classificação final do campeonato, serão contabilizados os oitos melhores resultados nas mangas de qualificação e os oito melhores resultados nas Corridas (Finais), não sendo, assim, contabilizadas as duas piores classificações das mangas de classificação e as duas piores classificações obtidas em duas Corridas (Finais).