“Loja Social de Esposende é um exemplo para o país”
O Presidente da República considerou o projeto da Rede + Colaborativa que integra a Loja Social de Esposende “um exemplo para país”. Na visita que fez ao concelho de Esposende, Marcelo Rebelo de Sousa focou a sua atenção na agricultura e a agroindústria, desporto e apoio social, acabando por realçar a importância deste último para a sociedade.
“Quando me dizem que entram na Loja Social 250 produtos por dia e que saem outros tantos, para ajudar outras famílias, reconheço a importância que esta Loja Social tem para uma sociedade que se revela tão egoísta”, afirmou o Chefe de Estado após visita à Loja Social de Esposende, onde contactou com técnicos e voluntários, reconhecendo “a importante ação” ali desencadeada.
O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, lembrou a génese da Loja Social, Rede + Colaborativa, com um fim altruísta de “incrementar a dignidade do cidadão”, sendo um projeto social “que já é referência no país e que está em franca expansão”.
A vice-presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger, responsável pela área funcional da Ação Social, sublinhou que a Loja Social pretende “dar resposta aos desafios sociais, num projeto que assenta em vários pilares – a cidadania, envolvendo as escolas e toda a comunidade, a partilha, a sustentabilidade, num contexto de economia circular, no voluntariado e na governança, desenvolvendo-se em contexto da rede social concelhia”.
Durante a visita ao concelho de Esposende, o Presidente da República visitou a Sociedade Agrícola Carreira Gonçalves, em Fonte Boa, onde ficou a conhecer os métodos biologicamente corretos de produzir leite e deslocou-se ao Clube Náutico de Gemeses, onde o presidente do clube, João Pedro Lopes, enalteceu o trabalho colaborativo com a Câmara Municipal que tem permitido criar “condições excelentes para a prática da canoagem”. Aos atletas presentes, Teresa Portela e João Ribeiro, Marcelo Rebelo de Sousa desejou felicidades para as provas que se aproximam (campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos).
A concluir a visita, o Presidente da República deslocou-se, ainda, à empresa Laticínios das Marinhas, onde constatou a modernidade da tecnologia, ao serviço da produção artesanal de queijos e manteigas e que permitem que estes produtos sejam considerados de excelência.