Bombeiros de Cerveira recebem kits para derrames de matérias perigosas

0
396

A corporação dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira recebeu kits de equipamentos e materiais para usarem em situações de derrame de matérias perigosas. 

A entrega destes kits resulta de uma candidatura da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) com a Federação de Bombeiros do Distrito de Viana do Castelo ao programa A.R.I.E.M. + Assistência Recíproca Inter-regional em Emergências e Riscos Transfronteiriços, cujo objetivo passa pela definição de um plano territorial de emergências transfronteiriças e pela criação de uma rede unificada de comando operacional para a gestão de recursos humanos e materiais em situações de risco que permitam, em conjunto, melhorar a gestão e a coordenação efetiva de emergências.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira sublinhou “a mais valia da especificidade do material adquirido pelo contexto do concelho, tanto pela sua realidade industrial como pelas suas vias de comunicação terrestres, com a proximidade à A3 e à A28, e os constrangimentos provocados pelo não prolongamento da A28 para norte de Vila Nova de Cerveira, o que permitiria aliviar o tráfego, especialmente de veículos pesados de mercadorias que transitam na EN13, muitos dos quais com matérias potencialmente perigosas para as pessoas e para o ambiente”. Fernando Nogueira reiterou, uma vez mais, que “os diversos apoios destinados aos bombeiros voluntários nunca são exagerados quando está em causa um trabalho altruísta e de missão para com a proteção das populações e os seus bens”.

Dos kits entregues aos ‘soldados da paz’ cerveirenses constam vários equipamentos de proteção individual para os operacionais, assim como absorventes, filtros, sistemas de contenção, detetores, materiais hidrofóbicos, entre outros materiais.

A presente candidatura da CIM Alto Minho permitiu apetrechar as 12 corporações de bombeiros do distrito ou com kits de apoio a operações de resgate e salvamento em grande ângulo ou com kits para intervenção em derrames de matérias perigosas, num investimento global de cerca de 165 mil euros.

De sublinhar que o foi ainda desenvolvido em parceria com a Agência Galega de Emergências (AXEGA), na qualidade de beneficiário principal, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), a Direção Geral do Meio Natural – Junta de Castilla e León, a Guarda Nacional Republicana (GNR) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).