“Santa Marta das Cortiças será um espaço verdadeiramente emblemático das origens de Braga”
O Município de Braga está a desenvolver um projecto integrado de valorização, musealização e adequação à visita da Estação Arqueológica da Santa Marta das Cortiças. O anúncio foi feito por Ricardo Rio, à margem de uma visita ao Sacro Monte, onde está instalado um baloiço panorâmico que pretende ser uma nova atracção turística num dos pontos mais altos da cidade.
O presidente da Câmara Municipal de Braga explicou que este projecto de valorização patrimonial da Santa Marta das Cortiças resulta de um protocolo tripartido a celebrar brevemente entre a autarquia, a Junta de Freguesia de Esporões e o Conselho Económico da Paróquia local, sendo desenvolvido em duas fases. A primeira irá decorrer ao longo deste ano, contemplando a remoção de vegetação inerte que cobre as ruínas arqueológicas; a implementação de soluções de conservação dos achados “ao ar livre”; a execução de circuitos de visita, assim como o arranjo paisagístico da área envolvente e o estudo arquitectónico para a criação de um Centro de Interpretação.
A segunda fase terá início ainda no terceiro trimestre deste ano, prolongando-se ao longo de 2022, e prevê a execução do Centro de Interpretação onde ficará instalada uma exposição monográfica apoiada por conteúdos multimédia em auditório virtual.
“Com este projecto pretendemos que Braga passe a dispor de uma ampla área patrimonial musealizada e aberta ao público que se afirmará como um equipamento de grande valor histórico e cultural. Será um espaço verdadeiramente emblemático das origens e evolução da ocupação humana no território bracarense, reforçando deste modo a singularidade cultural e atractividade turística”, explicou Ricardo Rio.
Miguel Bandeira, vereador do Património do Município de Braga, lembrou que a Santa Marta das Cortiças já é um ponto de atractividade do Cconcelho ao figurar nos roteiros turísticos da cidade, mas necessita de uma requalificação à altura do seu valor patrimonial, arqueológico e histórico.
“Este um projecto vem valorizar um dos lugares mais emblemáticos de Braga onde existem muitas referências muito para além do já conhecido pedestal da Nossa Senhora da Assunção. Poucos se recordarão que uma das primeiras escavações arqueológicas de 1955 que foram aqui realizadas, deu-nos a saber que neste local existem elementos que vão desde a Pré-história à Idade do Ferro ou à cultura castreja e, curiosamente, neste subsolo existe também um dos poucos testemunhos de uma Basílica Suévica do tempo em que Braga era a capital da Galécia, uma região que vai desde Finisterra, no Norte da Galiza, até ao Douro”, explicou Miguel Bandeira.
Baloiço panorâmico mostra enquadramento majestoso
Como forma de valorizar o espaço e a sua potencialidade turística, a Junta de Freguesia de Esporões instalou um baloiço panorâmico que promete ser uma nova atracção para quem visita a Santa Marta das Cortiças. Com uma paisagem a perder de vista, o equipamento está instalado a 561m de altitude, proporcionando uma vista privilegiada sobre o concelho de Braga.
“Podemos dizer que este é um ‘pontapé de saída’ para um conjunto de actividades de valorização da Santa Marta das Cortiças que queremos desenvolver. Este espaço é factor de atractividade adicional e dá a conhecer um enquadramento majestoso através desta vista para o concelho, propiciando o contacto com a natureza e, fruto de uma maior circulação de pessoas que visitam este local, contribui ainda para um acréscimo de segurança”, referiu Ricardo Rio durante a visita a convite do presidente da Junta de Esporões, João Oliveira.