Novo PDM vai ser apresentado em todas as freguesias de Valença
A autarquia da segunda cidade do distrito de Viana do Castelo adiantou que a revisão agora iniciada “assenta em princípios estratégicos como maior coesão social, competitividade territorial, desenvolvimento urbano e rural qualificado e mais sustentabilidade ambiental e valorização paisagística”.
“Esta é a oportunidade desenhar um plano estratégico realista, ambicioso, de olhos no futuro que seja o garante de um planeamento sustentável e corresponda às necessidades e expectativas de desenvolvimento do concelho”, refere o presidente da Câmara de Valença, Manuel Lopes.
Para a autarquia social-democrata, “a revisão do principal instrumento de gestão do território de Valença é fundamental para o ajustar ao sinal dos tempos, indo ao encontro dos anseios futuros dos valencianos e das empresas, enquadrando as novas praticas de ordenamento”.
Ao longo do processo de revisão “estão previstas sessões de apresentação e esclarecimentos das propostas de revisão do PDM em todas as freguesias do concelho”.
O início da segunda revisão do PDM foi publicado, na quinta-feira, em Diário da República (DR).
A publicação prevê um prazo máximo de 12 meses para a conclusão da revisão daquele instrumento de ordenamento e gestão do território do concelho de Valença.
O aviso estabelece ainda “um prazo de 20 dias, até 21 de julho, para a apresentação de informações sobre quaisquer questões que possam ser consideradas no âmbito da revisão do plano”.
As participações devem ser apresentadas, por escrito, através de impresso próprio, disponibilizado para o efeito no sítio oficial da autarquia na Internet, ou no Balcão dos Serviços Técnicos de Obras, por carta registada ou para o correio eletrónico do município.