Caminha já esterilizou quase 700 animais de companhia
As duas campanhas de esterilização de animais de companhia (cães e gatos) em Caminha já permitiram fazer quase 700 intervenções. Nos primeiros seis meses deste ano, registaram-se “325 esterilizações, sobretudo através da campanha CED – captura, esterilização e devolução que está a ser concretizada pela autarquia em colaboração com a Associação Selva dos Animais Domésticos”, informou a Câmara.
A maior parte das esterilizações têm sido efectuadas em gatas e, de acordo com a autarquia, “o trabalho na componente do bem-estar animal, impedindo a proliferação descontrolada de ninhadas, não parou durante os períodos mais críticos da pandemia e nem sequer abrandou”.
Os números disponibilizados pela autarquia dão conta de que foram esterilizados 600 animais de rua através da campanha CED e a campanha desenvolvida diretamente pelo Município soma um total de 75 animais: 41 gatas, 20 gatos, 4 cães e 10 cadelas ao abrigo Regime Especial de Esterilização de Animais de Companhia. “Este regime é aplicável aos animais de companhia, cães e gatos, cujo detentor faça parte de um agregado familiar com carências económicas, devidamente comprovadas pelos Serviços de Ação Social do Município, mas também se aplica a animais que sejam resgatados das ruas por populares ou associações zoófilas legalmente constituídas”, explica a autarquia.
A campanha CED resultou da vontade da população expressa através do Orçamento Participativo de Caminha, o foco são sobretudo os gatos silvestres e as colónias. A associação Selva dos Animais Domésticos é a responsável pela operacionalização do projeto, cabendo também ao Município, além da transferência da verba, a monitorização do trabalho, função da responsabilidade do veterinário municipal.