Mural no Aquamuseu do Rio Minho alerta para a poluição dos oceanos
O artista Acácio de Carvalho pintou um mural de 50 metros, com inspiração num jogo de elementos geométricos e animais marinhos, no Aquamuseu do Rio Minho, em Vila Nova de Cerveira.
Em comunicado, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira refere que a pintura deste mural se insere na candidatura “LowPlast – a arte de reduzir o plástico” e visa “alertar para a problemática da poluição ambiental em geral e, em particular, para o excesso do uso de plástico e consequente poluição dos oceanos”.
Para o artista, o intuito deste mural, que apresentado no âmbito das celebrações do 16.º aniversário do Aquamuseu, “é sensibilizar para a redução e prevenção de plásticos no ambiente aquático e motivar a mudança de comportamentos na defesa do ambiente”.
Acácio de Carvalho foi premiado na Bienal Internacional de Arte de Cerveira em 2001 e tem vindo a colaborar com a Fundação Bienal de Arte de Cerveira na criação de projetos artísticos de grande escala, como em 2018 a obra “Assalto ao Castelo” em Vila Nova de Cerveira e, em 2019, a pintura de um mural na vila de San Sperate (Sardenha, Itália).
A comemoração do 16º aniversário do Aquamuseu tem prevista ainda a inauguração da exposição “As mulheres na atividade da pesca”, na sexta-feira, dia 16, às 10h30, e à mesma hora, no sábado, da exposição “O carocho sem vela”. No domingo, 18 de julho, a entrada é livre no Aquamuseu do Rio Minho, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00 e o encerramento do programa comemorativo do aniversário tem previsto um concerto no Jardim do Aquamuseu “Trobadores & Soldadeiras” Encontro Luso-Galaico, às 18h.