Entre “erros processuais” e “tricas políticas”, actual vereadora da oposição e antigo vereador da maioria tornam-se adversários na corrida à Câmara de Viana
Era para ser uma candidatura em que o antigo vereador da maioria socialista, Rui Martins, e a actual vereadora da oposição de Viana do Castelo, Paula Veiga, integravam a mesma lista, mas o Tribunal Constitucional (TC) não aprovou a coligação “Viana Somos Nós” composta pelo Nós, Cidadãos!, Aliança e PPM aos órgãos autárquicos de Viana do Castelo. Então, Paula Veiga, que é a actual coordenadora distrital do Nós Cidadãos!, acabou por se tornar a candidata à Câmara de Viana por esse partido e Rui Martins vai avançar como o cabeça de lista pelo Aliança.
Em comunicado, a candidatura do antigo vereador da maioria socialista liderada por Defensor Moura diz que o chumbo do TC ficou a dever-se “a erros processuais no requerimento da responsabilidade do Nós, Cidadãos e que, dado o processo ter sido entregue tardiamente, já não permitiu corrigir”. “Perante esta situação, nada mais poderia ser feito para consumar a candidatura de Rui Martins do que ser apresentada por um só partido político registado oficialmente. Assim, o Nós, Cidadãos resolveu apresentar uma lista própria e como a “culpa não pode morrer solteira” coube ao Aliança, como segundo partido da coligação, a propositura da candidatura, sem qualquer contrapartida adicional aos termos do acordo inicial, mantendo a sua convicção nas virtudes da candidatura e dos cidadãos nela envolvidos. Deste modo, retirou-se por vontade própria a única candidata proposta pelo Nós, Cidadãos, mantendo-se integralmente as restantes listas”, acrescentou a candidatura o Aliança, sublinhando que “a saída do Nós, Cidadãos reforça o espírito voluntário e independente que esteve na génese da candidatura de Rui Martins”.
Por seu lado, a candidatura do Nós, Cidadãos, que tem agora Paula Veiga ao leme, diz que “infelizmente, o anterior putativo candidato, inicialmente anunciado, não reuniu as condições de independência nem de diálogo para a discussão do programa, enredando-se em tricas políticas que nada servem nem interessam aos vianenses, violando o acordo assinado a 16 de Julho de 2021 e perdendo a confiança política de Joaquim Rocha Afonso, presidente do Nós, Cidadãos!”.
Margarete Couto é a candidata à Assembleia Municipal pelo Nós, Cidadãos! e Manuel Agostinho Gomes vai encabeçar a candidatura ao órgão deliberativo de Viana pelo Aliança. O Nós, Cidadãos apresentou ainda lista à Assembleia de Freguesia de Afife, encabeçada por José Carlos Godinho.