Biblioteca Municipal de Viana acolhe apresentação do livro “Angústias” de João da Rocha
A Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo acolhe, hoje, pelas 11h00, a apresentação do livro “Angústias” de João da Rocha, numa edição crítica de Manuel Curado com ilustração de Patrícia Ferreira. A versão original foi publicada em 1901 por João da Rocha, reunindo textos escritos durante a década anterior em diferentes locais.
Ao longo de 2021, o Município de Viana do Castelo está a assinalar o centenário da morte do escritor João da Rocha, um dos mais ilustres escritores e figuras públicas da cidade.
João da Roch nasceu a 17 de abril de 1868, em Viana do Castelo, falecendo a 1 de fevereiro de 1921, em Lisboa. Ao longo da vida, notabilizou-se de muitos modos, destacando-se como contista e contribuído decisivamente para o género fantástico na literatura portuguesa.
Como ensaísta, realçam-se os seus estudos sobre as Descobertas, nomeadamente, sobre o Infante D. Henrique e sobre o navegador Gonçalo Velho. Na poesia, o registo lírico é muito intimista.
Os vianenses conhecem João da Rocha pelo cognome de Frei, que lhe foi dado pelo diplomata e também escritor Alberto de Oliveira durante os estudos de ambos em Coimbra.
Para além de ter colaboração dispersa por várias publicações (A Arte, Aurora do Lima, Miosótis, Os Novos, Revista de Hoje, entre outros.), João da Rocha fundou e dirigiu o jornal Folha de Viana e a revista cultural Límia. Foi também professor do liceu e presidente do Instituto Histórico do Minho, sendo também recordado o seu contributo para o combate contra o analfabetismo, no âmbito das atividades da Liga de Instrução de Viana do Castelo.