“Os milhões do orçamento do Ministério da Saúde continuam a não chegar ao Alto Minho”

0
356

O cabeça de lista do PSD por Viana do Castelo acusou o Governo de faltar à palavra com a Unidade Local do Alto Minho (ULSAM) ao não cumprir as “várias promessas e anúncios” de reforço de verbas.

“Apesar das várias promessas e anúncios do Governo para o sector da saúde, a ULSAM tem se deparado com uma situação em que tudo sai do seu orçamento anual, sem qualquer reforço de verbas. A maior parte dos investimentos têm sido realizados por iniciativa da ULSAM quer ao nível de obras de manutenção e ampliação quer ao nível do reforço de gastos que não estavam previstos com a situação da pandemia. Tudo tem sido feito a expensas próprias dos orçamentos anuais. Não havendo reforços financeiros por parte do Governo faltam os investimentos estruturantes que necessitam ser implementados”, criticou Jorge Mendes, no final da reunião com a a administração da ULSAM. O candidato alertou ainda para a “necessidade de preparar o hospital com recursos humanos, médicos e enfermeiros e a necessidade de investimento na área das consultas externas e na área da cirurgia ambulatória cujos atos médicos têm aumentado”.

Jorge Mendes alertou ainda para a falta de especialistas, dando o exemplo de anestesistas. Em suma, “apesar do esforço da Administração e empenho dos profissionais de saúde nos concelhos do distrito, os milhões do orçamento do Ministério da Saúde continuam a não chegar ao Alto Minho”, lamentou Jorge Mendes.