Turismo do Porto e Norte regressa às feiras presenciais e vai estar na FITUR em Madrid
O Turismo do Porto e Norte vai estar presente na Fitur, considerada a maior feira ibero-americana do setor, marcando assim o regresso às feiras presenciais. A FITUR acontece em Madrid, de 19 a 22 de janeiro, e representa para o TPNP uma oportunidade para promoção da diversificada oferta do destino junto do principal mercado emissor, o espanhol, que em 2019 representou 671,5 mil hóspedes e 1,3 milhões de dormidas. Todavia, a crise sanitária, segundo os dados recolhidos até novembro de 2021, ditou uma quebra na ordem dos 57%.
“Temos de agarrar esta oportunidade e redobrar esforços, numa altura em que a concorrência entre destinos vai ser muito intensa”, considera Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, reforçando que “o destino português está preparado para voltar a receber os principais mercados em total segurança e com uma oferta adaptada aos novos tempos ditados pela pandemia”.
O Turismo do Porto e Norte estará representado no stand do Turismo de Portugal, contando com a participação das suas empresas associadas inscritas com módulo de negócio, entre alojamento, transportes, DMC e Rotas.
Esta feira é um ponto de encontro global para os profissionais do setor e um marco no circuito internacional de eventos de promoção ligados ao mundo das viagens, onde é possível dar a conhecer a região e potenciar negócio para os agentes de turismo.
Ainda este mês, o Turismo do Porto e Norte participará no Visit Portugal Marketplace, dias 25 e 26 de janeiro, uma ação dirigida aos mercados dos Estados Unidos da América e do Canadá, tão importantes para o destino e dos que mais cresciam em 2019. Este Workshop contará com a presença de agentes turísticos destes mercados, que farão reuniões, pré-agendadas, com os agentes em Portugal. O mercado americano, com um acentuado crescimento em 2019, já ocupava o sexto lugar no ranking de emissores, com 455,3 mil dormidas e um crescimento de 33 por cento. A descida, com a pandemia, foi muito acentuada, na casa dos 75 por cento, e ainda mais notório junto do mercado canadiano, cifrando-se acima dos 90 por cento.
De 30 de janeiro a 4 de fevereiro, está ainda agendada a participação num roadshow com eventos de networking em cinco cidades alemãs (Munique, Estugarda, Hanover, Colónia e Wiesbaden), onde será possível reunir com perto de 50 agentes turísticos. O mercado alemão, sendo o ranking 4, tinha em 2019 482,3 mil dormidas.