Lenço dos namorados inspira o mês do romance em Vila Verde
O Município de Vila Verde começou esta terça-feira a programação dedicada ao romance com um conjunto diversificado de atividades que se estende ao longo de todo o mês de fevereiro, tendo sempre como referência o Lenço de Namorados que é o ícone identitário do concelho.
“A Gala Namorar Portugal é o ponto alto de um verdadeiro roteiro turístico-cultural, que passa por diferentes localidades e pontos do concelho e da região Norte do País. As ações programadas vão desde exposições e workshops, a saraus de poesia, música, trilhos e atividades ambientais, a par da apresentação de novos produtos inspirados nos motivos dos Lenços de Namorados”, adiantou a Câmara, em comunicado.
A presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, destaca a importância de retomar um evento-âncora para o concelho, evidenciando “a forte dinâmica cultural, social e económica que sustentam e impulsionam a programação do Mês do Romance e a marca Namorar Portugal”.
A autarca salienta o leque variado de parceiros, com particular destaque para as empresas e artesãos, que ao longo do programa vão apresentar produtos que se diferenciam pela mais-valia que representa o recurso aos motivos dos Lenços de Namorados.
“É o resultado da aliança entre a inovação e a tradição, com grande sucesso e dimensão cada vez mais alargada no mercado”, como frisa Júlia Fernandes.
Os setores abrangidos vão desde a doçaria e gastronomia, à indústria têxtil e de vestuário, cerâmica, beleza e estética, entre outros, com produtos que poderão ser conhecidos ao longo desta esta 12ª edição do Mês do Romance.
A presidente do Município de Vila Verde aproveita para reiterar a aposta na valorização das potencialidades do concelho, com “um vasto e rico património natural, histórico e cultural, assim como económico, industrial e, sobretudo, humano”.
“Temos um grande orgulho na nossa identidade que, ao longo dos tempos, soubemos criar e promover. A valorização do passado e este gosto que temos pelas nossas tradições têm um papel fulcral nos esforços de modernização do concelho e na estratégia para assegurarmos um território sempre mais moderno e ainda mais inclusivo”, assume Júlia Fernandes.
Reforçando o impacto do Mês do Romance, a autarca explica que a estratégia de desenvolvimento sustentado para o concelho assenta em pontos como “a dinamização económica e a criação de emprego, a inovação, criatividade e empreendedorismo”.
Acrescem ainda, como áreas prioritárias, “a forte aposta no turismo – sobretudo no turismo de natureza –, o potencial dos rios que são fonte de riqueza e devem ser cada vez mais valorizados, o investimento no mundo rural, nos agricultores e nos setores agrícola e florestal”.
Fragrância inspirada no amor de D. Pedro e D. Inês
O arranque deste mês dedicado ao romance foi marcado pela apresentação da fragrância “1355” inspirada no romance com fim trágico entre D. Pedro I e Inês de Castro. Este é o novo produto da marca Namorar Portugal.
“É um novo produto que vem reforçar o alcance e a abrangência da marca Namorar Portugal, registada pelo Município de Vila Verde. Esta marca territorial representa uma mais-valia económica, social e cultural, no âmbito desta aliança das tradições e da inovação como aposta estratégica para o desenvolvimento do concelho”, explicou a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes.
A autarca elogiou a qualidade e a contextualização inspiradora que sustentaram a produção da nova fragrância da “Yntenzo”, que conseguiu conjugar a inspiração no ícone do concelho de Vila Verde – o Lenço de Namorados – com o sentimentalismo de um dos relatos de amor mais icónicos da História de Portugal
O nome do produto nasce como “uma homenagem à data da morte de Inês de Castro, assassinada em 1355”. É também uma oportunidade para despertar o interesse e o conhecimento pela História de Portugal, como frisou Júlia Fernandes.
Constituída maioritariamente por flores de cerejeira, ‘1355’ é uma fragrância romântica, para ser usada como ambientador, produzida pela empresa Nortempresa. Além da data – explicou Inês Silva, diretora de marketing –, o perfume em estado líquido “é uma referência à Fonte das Lágrimas, localizada na Quinta das Lágrimas, cenário idílico da paixão de D. Pedro e Inês de Castro”.
Programação adaptada às novas tecnologias
Esta 12ª edição do Mês do Romance – depois do interregno no ano passado por força dos efeitos da Covid-19 – vai ainda decorrer sob medidas de contenção e condicionada pela necessidade de minorar os riscos pandémicos.
“É mais uma oportunidade e um desafio para aproveitarmos as potencialidades das novas tecnologias. Vamos evitar que as ações programadas mobilizem muito público, dando prioridade à divulgação e partilha através de meios digitais e das redes sociais”, adianta Júlia Fernandes.
Nesse contexto, a Gala Namorar Portugal vai ser realizada com o tradicional desfile de moda inspirada nos Lenços de Namorados, mas sem o jantar em Dia de Namorados.
O programa do Mês do Romance arranca na terça-feira, dia 1 de fevereiro, com a abertura de diversas exposições em diferentes espaços de Vila Verde e também em Braga, Vila das Aves (Santo Tirso) e Vila Nova de Cerveira. Terão ainda lugar ações em Nova de Gaia, em Monção e no Porto, designadamente na Loja Interativa de Turismo no Aeroporto Sá Carneiro e no Welcome Center, junto à Estação de S. Bento.
Também na terça-feira, a cidade de Braga acolhe a apresentação de produtos inspirados no Lenço de Namorados da linha ‘Room & Linen Spray’, promovida pela Nortempresa, no Espaço Comercial Yntenzo Experience Store, na Rua do Souto.
Na primeira semana da programação, estão igualmente previstas apresentações da coleção ‘Namorar Portugal’ da Namorarte, em Vila Nova de Gaia, do trabalho ‘Lenço ao Peito – Mãos Enamoradas’ de Elisabete Dias e Cátia Rascão, na Loja Interativa de Turismo de Braga
Na noite de 4 de fevereiro, será a Rusga de S. Vicente de Braga – Grupo Etnográfico do Baixo Minho a mostrar a sua interpretação de “Mês do Romance Vilaverdense nas Tertúlias Rusgueiras”, numa sessão que terá lugar na sua sede na Avenida Artur Soares, em Braga
Do programa fazem ainda parte vários workshops, concertos musicais, sarau de poesia e a Feira de Artesanato, assim como uma concentração de carros antigos e um passeio de vespas. Aproveitando o património natural do concelho, ocorrerão também uma caminha solidária e trilhos na zona norte do concelho, assim como uma descida do rio Cávado.