Robalo do mar da Ínsua enche os pratos de Caminha no regresso dos fins de semana gastronómicos
Os “Fins de Semana Gastronómicos” estão de volta ao concelho de Caminha nos dias 18, 19 e 20 de março. À mesa o robalo do mar da Ínsua, que será servido nos restaurantes aderentes à iniciativa, promete fazer as delícias dos clientes que terão também no menu, à sobremesa, o leite creme queimado, e como petisco as pataniscas de bacalhau.
A Câmara de Caminha associa-se, nesta iniciativa, ao Turismo do Porto e Norte e aos empresários da restauração e empreendimentos turísticos em geral (hotéis, turismo rural, turismo de habitação e parques de campismo), pois a ideia é oferecer aos turistas um “pacote” alargado, com alojamento a preços especiais e alguns “mimos” que oportunamente serão divulgados.
Os empresários responsáveis pelos restaurantes e empreendimentos turísticos que estejam interessados em aderir ao Fim de Semana Gastronómico, têm que fazer a sua inscrição até às 13h00 do dia 14 de fevereiro, segunda-feira próxima, a data limite de inscrição, para o e-mail: turismo@cm-caminha.pt, indicando o nome do estabelecimento, morada, contacto telefónico ou telemóvel.
Ao robalo fresco dos mares da Ínsua, pescado à linha, os cozinheiros juntam apenas o tempero necessário, pois as águas do mar fazem o resto. Acompanha com a batata murro e os frescos e deliciosos legumes salteados, oriundos das mãos calejadas do nosso agricultor, ou se preferirem a fusão cria-se à medida da escolha do cliente.
No Leite Creme Queimado, o segredo está na frescura de todos os produtos do campo, desde os ovos, passando pela farinha e pelo leite, que permitem a realização deste verdadeiro manjar, tão tradicional das nossas terras.
Mas haverá também animação. A destacar a realização do Feirão de Tradições – Os Sabores do Campo e da Feira de Antiguidades e Colecionismo de Caminha.
Os espaços museológicos terão entrada gratuita, designadamente o Núcleo Museológico da Memória, Artes e Ofícios de Riba de Ancora e os Moinhos D’Apardal (Largo do Espírito Santo, Riba de Âncora – Caminha / visita gratuita com marcação prévia em jfribadeancora@gmail.com ou 96 415 49 20); Centro de Interpretação da Serra D`Arga – CISA, que promove atividades de educação ambiental, valorização e promoção do património cultural da Serra d’Arga (Arga de Baixo | Caminha – aberto de terça-feira a sábado 9h00 – 12h30 / 14h00 – 17h30 258 721 708 | 914 476 461 ou cisa@cm-caminha.pt); Centro de Interpretação Museológica do Vale do Âncora (Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora, visita gratuita, com marcação prévia em cscvpa.cultural@mail.telepac.pt ou 936 351 458); Núcleo Museológico do Centro Histórico de Caminha, na Praça Conselheiro Silva Torres, Caminha, (aberto de terça a domingo 10h00 – 13h00 / 14h00 – 18h00, com visita gratuita por marcação prévia em museu@cm-caminha.pt ou 258 023 178).