Evento solidário de airsoft em Valença angariou bens para Ucrânia
David Gonçalves e Paulo Gravato, dois praticantes e team leaders das equipas de airsoft Dark Kings e Commandos Airsoft organizaram em Valença um evento solidário com o objectivo de recolher bens para enviar para a Ucrânia. O evento contou com cerca de 100 participantes de Portugal e Espanha, a maior parte de Viana do Castelo, Porto, Vigo e Braga. As doações dos participantes foram entregues à Junta de Freguesia de Gandra para que possa ser direcionada para os refugiados.
O airsoft é uma actividade que usa reproduções de armas que lançam projecteis biodegradáveis de 6mm. “São simuladas técnicas militares ou policiais nos treinos das equipas e, nos jogos, a história consiste também na simulação de um conflito, guerra ou um sequestro, algo onde se possa por em prática os treinos”, explicaram os organizadores.
A história do evento que se realizou em Valença simulou a actividade de um cartel de droga que tinha tomado posse e escravizado uma aldeia para que esta trabalhasse na plantação e tráfico de drogas. O jogo foi composto pelas facções do cartel, os civis e a força de intervenção que tinha como objetivo conseguir interceptar as rotas de entrega da droga e libertar a aldeia do cartel.