Mercadona abre em Guimarães e apoia Lar de Santa Estefânia

0
305

A Mercadona abrirá a sua 30.ª loja em Portugal no próximo dia 5 de abril, em Guimarães, na Rua Eduardo Manuel de Almeida, n.º 530, na freguesia de Urgezes (Cães de Pedra). Esta será também a segunda loja da Mercadona na cidade, depois de ter aberto, em junho de 2021, um supermercado na freguesia de Silvares.

Um dos compromissos que a Mercadona mantém com a Sociedade é partilhar parte do que dela recebe. Com este objetivo, a empresa desenvolve o seu Plano de Responsabilidade Social, no qual estão inseridas as doações alimentares. Deste modo, esta nova loja doará, diariamente e desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade ao Lar de Santa Estefânia, em Guimarães. Esta instituição, com mais de um século de existência, é  reconhecida pela sua dedicação a crianças e jovens desprotegidos e conta atualmente com cerca de 120 profissionais que prestam serviços diários, em permanência, a mais de mil famílias. Além de várias estruturas e serviços de apoio à sociedade, o Lar de Santa Estefânia conta ainda com uma cantina social que serve mais de 150 refeições quentes por dia.

Em 2021, a empresa doou mais de 1.400 toneladas de alimentos e produtos de primeira necessidade a cantinas sociais, bancos alimentares e outras entidades sociais de Portugal, que correspondem a 23.300 carrinhos de compras. No distrito de Braga, a Mercadona já colabora com o Banco Alimentar, a Cáritas, com várias delegações da Cruz Vermelha e outras instituições às quais doa diariamente desde as suas quatro lojas já abertas no distrito, tais como o GASC, em Barcelos, a Associação de Solidariedade Dar as Mãos, em Vila Nova de Famalicão, a Associação de Solidariedade Social de S. Tiago de Fraião, em Braga, e o Lar de Santo António, em Guimarães.

 Alves Pinto, presidente da direção do Lar de Santa Estefânia, afirma que “a colaboração da Mercadona com uma instituição como o Lar de Santa Estefânia, que apoia crianças, jovens acompanhados, doentes neurológicos, famílias com necessidades alimentares e outras, estudantes das ex-colónias, etc., é preciosa sob diversos aspetos, não sendo despiciendo o exemplo de atitude solidária, subsidiária, desprendida e amiga que emerge da sua ligação à nossa Instituição”.

Sofia Cardoso, diretora regional de Relações Externas Zona Norte de Portugal, salienta:

“É com imensa satisfação que celebramos esta colaboração com o Lar de Santa Estefânia, tendo em conta o trabalho essencial de proximidade que realizam junto dos mais necessitados, especialmente das crianças e jovens mais vulneráveis. Por isso, na Mercadona orgulhamo-nos muito de poder contribuir com bens de primeira necessidade para a elaboração das mais de 150 refeições que preparam diariamente para a comunidade.”