“A violência doméstica é uma problemática com impacto em Ponte da Barca”

0
315

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Ponte da Barca promoveu duas sessões sobre violência no namoro, dirigidas a jovens do 9º ano e do ensino secundário. A acção contou com colaboração da EPRALIMA e do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca. O objetivo foi e é capacitar os jovens para a adoção de atitudes positivas perante os conflitos nas relações de namoro, melhorando os seus conhecimentos sobre comportamentos preventivos.

“A violência doméstica é uma problemática com impacto no concelho de Ponte da Barca. Por conseguinte, falar de violência nas relações de namoro é crucial de forma a actuar preventivamente junto dos jovens, traduzindo-se numa estratégia de prevenção da violência doméstica”, referiu a autarquia.

A escola constitui o local onde os jovens permanecem a maior parte do tempo e estabelecem as primeiras interações e experiências amorosas, sendo que os agentes educativos possuem um papel importante na identificação e sinalização das manifestações de violência no namoro e também nos esclarecimentos ou procura de quem melhor possa esclarecer os jovens sobre as suas dúvidas e anseios.