Velejadores de Viana do Castelo estreiam-se em equipa olímpica rumo a Paris 2024
Os velejadores Beatriz Gago e Pedro Afonso, do Clube de Vela de Viana do Castelo, integram a equipa olímpica portuguesa de vela que começou a sua campanha rumo aos Jogos Olímpicos de Paris em 2024 com a participação no Troféu Princesa Sofia, disputado por classes olímpicas de vela, que se disputa até ao dia 9 de abril em Palma de Maiorca.
Este campeonato marca o início das competições de vela tendo como objetivo o apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. O evento conta com 800 tripulações inscritas, mais de 1000 velejadores, provenientes de 62 nacionalidades, distribuídas pelas 10 classes olímpicas em competição: as femininas ILCA6, 49FX, IQFoil Women e Fórmula Kite Women; as masculinas ILCA7, 49er, IQFoil Men e Fórmula Kite Men; e as mistas 470 e Nacra17.
Apesar de não ser ainda uma prova que garanta vagas nos Jogos Olímpicos, é a primeira prova pontuável para o circuito mundial organizado pela World Sailing (Federação Internacional de Vela), onde grande parte dos velejadores presentes vão ao longo dos próximos 3 anos competir pera se qualificarem para Paris2024.
Portugal vai marcar presença com 12 velejadores. Na Classe 470, com as equipas Diogo Costa/Carolina João e Beatriz Gago/Rodolfo Pires; em ILCA7, com Eduardo Marques, Santiago Sampaio e Lourenço Mateus; nos 49er com Tomás Barreto/João Prieto; na Fórmula Kite Men com Pedro Marcos, Pedro Afonso e Tomás Pires de Lima.
Para Beatriz Gago, representante do Clube de Vela de Viana do Castelo (CVVC) que realiza pela primeira vez uma campanha olímpica,
“OTroféu Princesa Sofia é o primeiro grande campeonato de absolutos que vamos fazer enquanto equipa. Queremos pôr em prática o que temos vindo a trabalhar até aqui e, ganhar experiência para os campeonatos que vamos ter ao longo da época”, disse Beatriz Gago representante do Clube de Vela de Viana do Castelo (CVVC) que realiza pela primeira vez uma campanha olímpica.
“O Troféu Princesa Sofia vai ser bastante importante para ter uma ideia do nível da frota internacional. Esta vai ser a minha segunda prova após a minha lesão ao joelho, estou confiante que será um bom campeonato”, acrescentou Pedro Afonso, natural de Viana do Castelo e também ele atleta do CVVC.