“Palhuço” dá as boas vindas aos peregrinos de Santiago em Pedra Furada
A freguesia de Pedra Furada viveu um dia de festa ao inaugurar o “Palhuço”, um novo albergue de apoio aos peregrinos dos caminhos de Santiago. A recuperação do espaço, instalado no antigo edifício da escola primária, custou 120 mil euros. Tem capacidade para acolher, em simultâneo, 24 pessoas, divididas por duas salas/dormitório.
No ato de inauguração, a que assistiram dezenas de populares, o presidente da Câmara, Mário Constantino, acompanhado da vereadora da Cultura, Elisa Braga, deu os parabéns à Junta de Freguesia por ter conseguido concretizar uma obra que “salvaguarda as memórias do passado e vai unir essas histórias às muitas outras dos peregrinos que por aqui passarem”.
Mário Constantino constatou “a qualidade do projeto e a funcionalidade do equipamento”, pelo que tem a certeza de que será “uma mais-valia para a afirmação de Barcelos no âmbito do Caminho de Santiago que atravessa o concelho” de lés a lés. Antes do autarca barcelense falar, já o presidente da Junta, Nuno Evandro, tinha dito que, pela “localização do albergue (à entrada do concelho) e pela qualidade das condições que oferece” não tinha dúvidas que o “Palhuço será um sucesso em termos de ocupação”. Palavras premonitórias, pois logo na primeira noite o espaço acolheu 17 peregrinos, encantados com as condições que ali encontraram.
O novo albergue de apoio aos peregrinos dos Caminhos de Santiago localiza-se no edifício da antiga escola primária, cujo projeto remonta a 1890, e que deverá ter entrado em funcionamento no início da década de 1900.
As obras de recuperação custaram cerca de 120 mil euros e serviram não apenas para a preservação integral do edifício como para dotá-lo de duas salas/dormitório com camaratas com capacidade para 24 camas.
O albergue tem ainda uma zona reservada a sala de convívio, sanitários completos e lavandaria equipada com máquinas de lavar e secar. O logradouro é muito aprazível e apetecível, constituído de zona relvada, com cerca de 800m2. A pernoita custa 8 euros por pessoa, e o equipamento vai ser gerido inicialmente pela Junta da União de Freguesias de Chorente, Góios, Courel, Pedra Furada e Gueral.
Recorde-se que este é o segundo espaço público dedicado ao apoio de peregrinos, e complementa a rede de outros espaços geridos por entidades particulares.
O primeiro albergue municipal de Barcelos foi criado em 2010 e está instalado na antiga Casa da Recoleta, na freguesia de Tamel S. Pedro Fins, constituindo-se também como uma grande referência pela sua situação estratégica no Caminho Central de Santiago.