“A Mui Dolorosa Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo” volta a ser encenada em Bravães
A Mui Dolorosa Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo volta a ser recriada esta Quinta-feira Santa, pelas 21h30, junto ao Mosteiro da freguesia de Bravães, em Ponte da Barca.
Durante cerca de duas horas, cerca de uma centena de pessoas encena as últimas horas de Jesus na terra desde a inveja dos judeus, à traição de Judas, lava-mãos de Pilatos, à morte na cruz depois do milagre que tornou possível a conversão de Longuinhos, o soldado romano, e a contrição de Dimas, o bom ladrão. É uma produção da Associação Cultural ” Os Canários de Bravães” em parceria com o Município de Ponte da Barca e apoio da Junta de Freguesia de Bravães. Jaime Ferreri é o responsável pela encenação.
“Encenada num espaço apropriado, com o rigor da pedra a servir de cenário e o pórtico da Igreja românica como pano de fundo do calvário montado no adro, entre atores e figurantes, subirão ao palco cerca de uma centena de pessoas, que vivendo já, pelo coração, a paixão da Paixão, acompanhadas de um guarda-roupa primoroso, tornarão mágica a noite que Bravães oferecerá a todos os espetadores e visitantes”, salienta a organização, frisando que esta é “uma das mais fortes manifestações de força da cultura popular”.