Ciclo de polinização musical regressa a Paredes de Coura acompanhado com cozido

0
342

Carlos Zingaro, Lavoisier, Joana Raquel e Miguel Meirinhos, e Cardo-Roxo Trio são as primeiras propostas do Ciclo de Polinização Musical de Paredes de Coura, que arranca esta sexta-feira e que ao longo de três fins-de-semana, entre maio e junho, propõe um cruzamento/diálogo entre a música clássica, tradicional e o jazz com abordagens contemporâneas dos mesmos.

Assim, já esta sexta-feira, o Centro Cultural, que integra a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, recebe pelas 22h00 a cantora Joana Raquel e o pianista Miguel Meirinhos, que acompanhados pela contrabaixista espanhola Yudit Vidal e João Cardita na bateria nos trazem o disco “Ninhos” com chancela Porta-Jazz.

No sábado, pelas 18h00, a bonita Capela do Espírito Santo recebe Carlos Zíngaro e a ZARMensemble (David Alves – Violino, Alvaro Rosso – Contrabaixo e Ulrich Mitzlaff – Violoncelo) que prometem sacralizar o profano, num diálogo de sonoridades de Bach a Bartók, ou de Cage a Lachenmann, procurando sempre a experimentação e a reinvenção constante.

Mais tarde, pelas 22h00, no Centro Cultural, é a vez dos Lavoisier, Roberto Afonso e Patrícia Relvas, nos trazerem o novo LP “Aí”, que viu a luz do dia precisamente esta semana. Nesta presença em Coura, os Lavoisier também deverão recuperar o penúltimo trabalho, o álbum “Viagem a um Reino Maravilhoso”, que mergulhou na obra poética de Miguel Torga.

No domingo, também no Centro Cultural, pelas 17h00, passam os Cardo-Roxo Trio (Carmina Gonçalves – viola da gamba e voz, Antony Fernandes – gaita de foles e voz, e Tiago Soares – percussão). ‘Alvorada’ é o somatório de várias melodias que nos remetem para a nossa tradição musical que tem tanto de bela como de surpreendente.

Promovido pelo Município de Paredes de Coura, recorde-se que a edição do ano passado, a primeira do Ciclo de Polinização Musical, foi distinguida com o ‘National Winner’ na categoria Best Cultural Programme nos Iberian Festival Awards. O Ciclo de Polinização mantém a parceria do Space Ensemble, Associação Cultural Rock’n’Cave e Associação Porta-Jazz, prosseguindo nos fins de semana de 27, 28 e 29 de maio e 17, 18 e 19 de junho com propostas tão diversificadas como Janita Salomé, Luís Bittencourt (Memórias Líquidas), Manuel Linhares (Suspenso), Nelembe Ensemble (novo projeto do percussionista Jorge Queijo), André Gaio Pereira (de Bach a Paredes) e a artista palestiniana Terez Sliman, entre outros, mas também o workshop ‘Danças do Mundo’ com Mirjam Dekker, a oficina de jazz, ritmo e improvisação ‘Locomotiva’ e caminhadas sob orientação da Ori-Coura.

“Cozido à Moda de Coura”

No fim de semana a proposta gastronómica do concelho é o cozido à portuguesa à moda de Paredes de Coura. Assim, o ‘Cozido à Moda de Coura’ vai à mesa este fim de semana nos restaurantes Barbaças, Albergaria, o Furão, Miquelina, Pizzaria Romântica, Xisto, os Mouras e Casa do Frei, pelo que não faltam motivos para um salto até Paredes de Coura, que complementa esta oferta gastronómica com outras iniciativas como a prova de ‘BTT challenge Barcelos-Paredes de Coura’, na manhã de sábado, ou a ‘Descida de carrinhos de rolamentos’, na tarde de domingo, entre a estrada de Sequeirô e a Avenida de Cenon.