Caminho de Santiago inspira feira medieval de Caminha
O “Caminho de Santiago” é o tema da próxima edição de Caminha Medieval, que terá lugar em julho, entre os dias 20 e 24, no casco histórico da Vila de Caminha. Mercadores, artesãos e sobretudo muita animação vão tomar conta do centro da vila, depois da interrupção ditada pela Covid-19. De acordo com a autarquia, esta é também uma forma de continuar a promover os Caminhos de Santiago e de celebrar o Ano Santo Jacobeu que, também por causa da pandemia, foi prorrogado para 2022.
“Ao escolher o “Caminho de Santiago” como tema da Caminha Medieval, a Câmara teve ainda em consideração que era comum para os cristãos na época medieval, a realização de uma peregrinação em vida a Santiago de Compostela, prática à qual os monarcas de todos os reinos faziam questão de realizar. Nesta edição vamos recriar a peregrinação da Rainha Santa Isabel a Santiago de Compostela. A rainha levou a cabo duas peregrinações a Santiago (1325 e 1335), de acordo com o traçado seguido, poderá ter passado por Caminha em 1325, antes de chegar a terras leonesas”, explicou a autarquia.
O evento Caminha Medieval recria o ambiente medieval através do comércio, das artes, ofícios, divertimentos, sabores e hábitos alimentares da Idade Média. A iniciativa desenvolve-se no casco histórico da Vila de Caminha, nomeadamente a Rua Ricardo Joaquim de Sousa (Rua Direita), Largo dos Combatentes, Largo da Igreja Matriz, Largo Calouste Gulbenkian, Largo Fetal Carneiro, Rua D. Nuno Álvares Pereira, Rua 16 de setembro, Praça Conselheiro Silva Torres, Rua Visconde Sousa Rego, Rua de São João, Rua da Corredoura e outras ruas que, pela possível envolvência de vários empresários caminhenses, poderão vir a ser incluídas na Caminha Medieval.
As candidaturas para a Caminha Medieval’22, que decorrerá de 20 a 24 de julho, já se encontram abertas. As propostas de participação deverão ser formalizadas até ao dia 05 de junho, inclusive, exclusivamente via formulário online em https://forms.cm-caminha.pt/