“Mordomas” homenageiam em Caminha bailarinos de localidades do Caminho de Santiago
A instalação de arte contemporânea “Mordomas”, de Cristina Rodrigues, vai ser inaugurada no sábado, às 11:00, no museu municipal de Caminha, numa homenagem aos bailarinos portugueses e espanhóis de algumas localidades do Caminho de Santiago.
A Câmara de Caminha adiantou que a mostra é composta por “16 esculturas de grande dimensão e um documentário sobre as danças e rituais em territórios dos Caminhos de Santiago”, patente ao público até 30 de setembro.
A exposição, “apoiada e dinamizada pelo município de Caminha, tem curadoria de Mateo Feijóo, diretor artístico espanhol nascido no Gerês em 1968, e é composta por 16 esculturas de figuras humanas em ferro, com 2,10 metros de altura”, sendo que “cada escultura é vestida com uma saia têxtil com 1,20 metros de diâmetro”.
O documentário, onde participam elementos de vários grupos etnográficos do território de Caminha, reúne histórias de várias gerações de bailarinos, tendo sido gravado no Valadares Teatro Municipal e no Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora.