Arcos de Valdevez investe 165 mil euros no desenvolvimento rural
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou protocolos de colaboração com diversas entidades com o objetivo de valorizar e promover o desenvolvimento rural no concelho de Arcos de Valdevez. Nesse sentido, serão estabelecidas colaborações com a ARDAL – Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima, com a ADERE-PG e com a Associação de Vinhos de Arcos de Valdevez, associações que têm como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento rural do território.
Com a Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima-ARDAL foi aprovado um protocolo no valor de 75 mil euros para apoiar a realização de diversas iniciativas de valorização, promoção e divulgação dos produtos e produtores locais e do território do PNPG. Através deste protocolo a ARDAL compromete-se a dinamizar a Porta do Mezio, o Parque de Campismo da Travanca e o “Parque Biológico do Mezio”, bem como a elaboração de candidaturas aos vários programas comunitários para a dinamização das potencialidades dos produtos locais.
Com a ADERE-PG foi aprovado um apoio de 10 mil euros para a comparticipação de projetos de promoção e valorização do território do PNPG – Parque Nacional da Peneda Gerês, com o intuito de contribuir para a melhoria das condições de vida das populações e para a valorização e conservação do Património Natural e Cultural do PNPG.
Com a Associação de Vinho de Arcos de Valdevez foi aprovado um protocolo no valor de cerca de 80 mil euros para apoiar a realização da edição deste ano do Festivinhão, um evento direcionado para os vinhos produzidos na região e no qual se pretende celebrar a casta vinhão, bem como o loureiro.
“Devemos apostar no nosso território, pois ele tem grandes potencialidades em termos económicos. É importante promover produtos, atividades e serviços ligados ao concelho, nomeadamente os do mundo rural, pois contribuem para o desenvolvimento socioeconómico de Arcos de Valdeve”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Arcoos de Valdevez, João Manuel Esteves, frisando que “a dinamização do mundo rural é um dos pilares de desenvolvimento do território e do concelho”. O edil arcuense apontou os produtos locais, a agricultura biológica, a criação de raças autóctones, o turismo de natureza e cultural, o artesanato e a gastronomia como os impulsionadores para este sector, defendendo que “contribuirá para o reforço da criação de emprego e rendimento, a fixação e atração de pessoas e investimentos para Arcos de Valdevez”.