Artesãos e mercadores “invadem” Viana este fim-de-semana
Quase 200 artesãos, mercadores e artífices, oriundos dos mais diversos lugares, vão levar as ruas, praças, largos do centro histórico e Jardim Público de Viana do Castelo numa viagem ao passado já a partir de sexta-feira, na XIII edição da Feira Medieval.
Após dois anos de interrupção devido à pandemia de covid-19, a Feira Medieval vai decorrer de 17 a 19 de junho, pelas principais ruas de Viana do Castelo, que se voltarão a encher de animação, convívio e alguns dos hábitos e costumes característicos da Idade Média.
“Recebemos 199 inscrições para a Feira Medieval de 2022, além de cinco associações e três enquanto lojistas. São números que ultrapassam a afluência da última feira que se realizou, em 2019, e mostra o interesse que gerou, até porque 121 inscrições são de fora do nosso concelho”, explicou Manuel Vitorino, vereador da cultura na Câmara Municipal e presidente da VianaFestas, entidade que promove as festas da cidade.
No sábado, 18 de junho, será ainda recriada na Praça da República a Outorga do Foral de Viana pelo Rei D. Afonso III. Foi em 1258 que o rei outorgou o foral que criou a vila e instituiu o atual município de Viana do Castelo. Durante três dias serão retratadas tradições de caráter local ou regional, ao vivo, com artesanato místico, joalharia, tarô, tatuagens henna, brinquedos em madeira ou artigos em pele. Não faltam também os tradicionais doces conventuais ou o pernil no espeto.
Esta viagem ao passado medieval contará com ainda com a animação de rua numa organização do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana e dos grupos locais. Oficinas de tiaras de flores, jogos medievais no Jardim Marginal, animação itinerante pelas várias ruas e praças, espetáculos de fogo ou danças e música medievais são alguns dos momentos de animação que vão marcar a XIII edição da Feira Medieval de Viana do Castelo.