“Portugal não aposta na agricultura”

0
363

O eurodeputado José Manuel Fernandes visitou a AGROS – União de Cooperativas de Produtores de Leite – na Póvoa de Varzim, com a direção da união das cooperativas agrícolas agros, o seu presidente Idalino Leão e a comissão parlamentar de agricultura.

 José Manuel Fernandes considera que “Portugal não tem apostado na agricultura nem aproveitado devidamente os fundos europeus nesta área”. “O Governo não dá a importância que a agricultura tem na competitividade, na coesão territorial e na soberania alimentar. Portugal tem a obrigação e condições para  diminuir o défice agro-alimentar que corresponde anualmente a cerca de 3700 milhões de euros. Note-se que com o governo de António Costa este défice tem aumentado. Portugal tem mais de 8600 milhões de euros para a agricultura para o período 2021/2027 que tem de utilizar bem”, alertou

José Manuel Fernandes enalteceu o papel da união cooperativa Agros e considerou “inaceitável que os regulamentos nacionais impeçam candidaturas do setor cooperativo que são essenciais para o desenvolvimento económico, a competitividade, o desenvolvimento rural e a coesão”.  “É ainda necessário  combater a seca e promover os investimentos necessários no armazenamento de água e para garantir uma eficiente gestão dos regadios”, desafiou.