Crianças de Viana desafiadas a comer mais vegetais e a reduzir desperdício

0
412

A Câmara de Viana do Castelo está a desafiar as escolas do primeiro ciclo e os jardins de infância públicos do concelho a consumir alimentos de origem vegetal, frutas e legumes da época e a reduzir o desperdício nas cantinas. 

A iniciativa “Desafio Super S”, de saudável e sustentável, começa a 16 de outubro, data em que é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. Desdobrado em três desafios, o primeiro consiste em aumentar o consumo de alimentos de origem vegetal, escolhendo um dia por mês para fornecer a refeição do almoço unicamente com alimentos de origem vegetal.  “A refeição poderá ser a ementa vegetariana do dia, conforme a ementa única do Município ou outra igualmente composta com alimentos de origem vegetal, aprovada pela nutricionista municipal”, explicou a autarquia. 

O segundo desafio propõe às escolas e jardins de infância a promoção de lanches saudáveis e sustentáveis através do consumo de frutas da época e produtos hortícolas nos lanches, pelo menos uma vez por semana. E o terceiro desafio pretende reduzir, pelo menos através de duas medidas, o desperdício de alimentos no refeitório escolar.

Estes três desafios, que podem ser desenvolvidos em conjunto ou separadamente por qualquer professor/educador dos estabelecimentos de ensino do concelho, pressupõem o registo dos resultados para depois ser feito o relatório de balanço das actividades.