Portugal compromete-se com electrificação de navios e uso de hidrogénio
A DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos garantiu, na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP27), que Portugal está comprometido com a descarbonização do transporte marítimo, tendo, nesta sequência, decidido aderir à iniciativa internacional Green Shipping Challenge.
O secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, que participou no evento de adesão, destacou algumas das medidas nacionais de descarbonização do setor. A “Green Shipping Challenge” tem como objetivo encorajar os países, os portos, companhias e outras entidades relacionadas com a cadeia de valor do transporte marítimo a apresentarem medidas concretas na rota para limitar o aumento da temperatura global em 1,5ºC.
A constituição de uma área marítima de controlo de emissões no Atlântico, a aposta na eletrificação de navios de rotas curtas e os projetos de produção e de utilização de hidrogénio como fonte de energia para a propulsão dos navios foram medidas apresentadas que contribuirão para a redução das emissões em Portugal.