“Queremos o cineteatro como um espaço cultural, multifuncional e ao serviço dos valencianos”
A Câmara Municipal de Valença vai avançar com o projeto de requalificação do edifício histórico do antigo Cineteatro, localizado na Fortaleza. O projecto de requalificação está a cargo do arquitecto Marques Franco.
A autarquia espera, em breve, ter o projeto base que permita dar um passo decisivo para a recuperação deste edifício histórico da Fortaleza de Valença, devoluto há já muitos anos e em avançado estado de degradação.
“Queremos recuperar este edifício que representa a memória da cultura e da identidade valencianas e dar-lhe nova vida, como um espaço cultural, multifuncional, ao serviço dos valencianos e de quem nos visita”, justificou o presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira.
O edifício do cineteatro foi construído pela Associação Artística Valenciana, mais tarde designada Associação Valenciana de Socorros Mútuos, na segunda metade do século XIX.
O Cineteatro Valenciano foi considerado, nos seus primeiros anos, como um equipamento de grande qualidade, com capacidade para 330 lugares, uma sala de espetáculos referência no Alto Minho.
Por esta sala passaram os grandes artistas do teatro nacional da época, foi o espaço de projeção de muitos filmes e de famosos bailes e muitos outros eventos culturais e sociais de referência, na época, em toda a região.