“Marta Paço e Tomás Freitas são um grande exemplo para todos pela superação, resiliência e audácia”
Marta Paço e Tomás Freitas, os dois atletas vianenses que representaram Portugal no Campeonato do Mundo de Surf Adaptado, que decorreu em Pismo Beach, na Califórna, Estados Unidos da América, foram recebidos na Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Marta Paço, surfista invisual de apenas 17 anos, conquistou a medalha de ouro para Portugal em surf adaptado, tornando-se bi-campeã da modalidade. Esta é a segunda vez consecutiva que a atleta vence e se torna campeã mundial de surf adaptado, ao conquistar a medalha de ouro na categoria VI 1 (cegos).
Os dois atletas do Surf Clube de Viana já tinham conquistado títulos internacionais: Marta Paço foi campeã mundial de surf adaptado, título agora renovado, e Tomás Freitas sagrou-se anteriormente vice-campeão júnior no mundial de Kneeboard.
Na receção, o autarca, Luís Nobre, expressou “grande orgulho e satisfação” pela participação dos dois jovens atletas vianenses, que frequentam atualmente o 12º ano, no campeonato mundial, afirmando que são “um grande exemplo para todos pela superação, pela resiliência e audácia”.
Tiago Prieto, treinador da Seleção Nacional de Para-surfing que esteve a disputar o Mundial ISA da Califórnia, afirmou que esta foi “uma ótima experiência” e frisou ser “um orgulho poder levantar a bandeira do clube e de Viana do Castelo ao mais alto nível”, assumindo que Portugal foi mesmo “a melhor equipa”, que participou com três atletas e conquistou duas medalhas de ouro.
Já João Zamith, presidente do Surf Clube de Viana, declarou, na cerimónia que aconteceu na Câmara Municipal, que este foi “um momento importante para Viana do Castelo e para o clube e o culminar de um grande trabalho”. O responsável destacou as “histórias inspiradoras” de Marta Paço e Tomás Freitas, que “podem ser exemplo para todos porque são a prova de que não existem limitações”.
Esta semana, o executivo municipal aprovou um voto de louvor à atleta Marta Paço, a ser também endereçado ao seu treinador e ao clube que a representa, “pelo feito único da jovem atleta vianense, pela sua resiliência e capacidade”.
Foi igualmente aprovado um voto de louvor ao Surf Clube de Viana (SCV) enquanto “verdadeiro alfobre de atletas com a sua escola de surf”, referindo que o clube “foi sempre um excelente exemplo e tem vindo a colher um vasto palmarés com os seus atletas, apostando na formação de jovens atletas e incentivando novos praticantes para esta modalidade”. “Recentemente, tem-se destacado também pelo surf inclusivo e, fruto do seu excelente trabalho, levou dois atletas ao Mundial ISA de Para-Surfing: Marta Paço, que se sagrou bicampeã, e Tomás Freitas, que integrou a Seleção Portuguesa de Para-surfing e representou Portugal no Mundial ISA de Para-surfing, na classe PS Kneel. Pelo esforço, dedicação e tenacidade do clube e dos seus atletas enquanto exemplos, a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprova um voto de louvor, a endereçar ao clube, dirigentes e a todos os seus atletas”, lia-se no documento.