Padre Vasco lança livro sobre amor à Bíblia e Herberto Hélder
O padre Vasco Gonçalves, pároco de Monserrate, apresentou o seu mais recente livro “O Amor como movimento sagrado – Do cântico dos cânticos ao cântico de Herberto Hélder”, nos claustros da Igreja de S. Domingos, em Viana do Castelo. A obra pretende estimular a leitura da bíblia e, simultaneamente, “despertar” a leitura da poesia de Herberto Hélder.
“Dá a sensação de que este livro já diz mais do que aquilo que eu próprio queria transmitir. Acima de tudo, que este dia sirva para promover em cada um de nós a leitura da sagrada escritura, da bíblia, mas que também sirva para despertar em alguém a leitura da poesia de Herberto Hélder, caminhando por cima dos símbolos e das metáforas. É uma poesia fantástica. Eu não tenho dúvidas que este é o maior poeta português da segunda metade do século XX”, afirmou o pároco de Monserrate, esperançado de que a obra também ajude a interpretar a bíblia.
José Pastor, da editora oficinadasedições, destacou o “exemplo” que a obra representa para o Alto Minho. “Isto é a prova de que existem na nossa região pessoas com qualidade, que trabalham e que se dedicam para conseguirem ter um percurso de reflexão profunda e ainda uma capacidade de escrita belíssima. Esta obra reflete sobre aquilo que é a componente bíblica, mas também a social”, expressou.
Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana, aproveitou a ocasião para desafiar o padre Vasco Gonçalves para continuar a contribuir para a “densificação” da literatura do concelho. “Certamente, a partir de hoje o nosso concelho está ainda mais rico em termos de conteúdos literários que, felizmente, todos juntos temos conseguido cuidar. Fica aqui o desafio para continuar a prosseguir esta que é a sua veia interpretativa e desta forma mobilizar esta aprendizagem que nos enriquece a todos, não só na dimensão material, mas também na emocional”, desejou.