Largo das Neves fez “Queimada na Bandeira”

0
547

O largo das Neves, em Viana do Castelo, voltou a ser o palco de eleição, na noite de sexta-feira 13, de mais uma “Queimada na Bandeira” que contou com bombos, esconjuro, danças e dj até de madrugada. A organização esteve a cargo do Núcleo Promotor da Floripes 5 de agosto e contou com a parceria das freguesias de Vila de Punhe, Mujães, UF Barroselas e Carvoeiro.

Com um trabalho conjunto das comunidades de Barroselas, Mujães e Vila de Punhe, as atividades começaram com uma caminhada noturna que teve como ponto de partida as igrejas das respetivas freguesias e estenderam-se até ao Souto das Neves, junto à bandeira. Ao longo dos vários percursos, a caminhada ficou marcada pelo ritmo dos bombos e pelos figurantes que iam assustando os mais curiosos.

Chegados ao mastro da bandeira, os cerca de 500 participantes assistiram ao cortejo até à tenda em frente da capela, com o transporte dos potes com aguardente. Dentro da tenda, iniciou-se ainda um espetáculo de dança, com a participação de duas escolas de dança, nomeadamente, a Daniela Chaves Dance e o Ld Box. A seguir, aconteceu o mítico esconjuro, a queimada e a degustação da aguardente. A noite prosseguiu em festa com um DJ.