Associação de Municípios da Serra d’Arga já respira

0
606

Os municípios de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Ponte de Lima já assinaram, em cartório, a constituição oficial da Associação de Municípios da Serra d’Arga. 

A Associação de Municípios da Serra d’Arga (AMSA), com sede no Centro Cultural de Dem, é uma Pessoa Coletiva de Direito Público de natureza associativa e âmbito territorial e visa a realização de interesses comuns aos Municípios que a integram, tendo como fim principal a criação e gestão da área protegida da Serra d’Arga, bem como a promoção ambiental, a valorização da natureza e da vida ao ar livre. 

Pode, ainda, prosseguir como fins complementares: promoção de políticas conjuntas de turismo, lazer, animação, formação, emprego, inclusão, sustentabilidade, inovação, competitividade e internacionalização da economia, bem como a valorização das atividades agroflorestais; promoção do planeamento e da gestão da estratégia de desenvolvimento económico, social e ambiental dos territórios abrangidos; articulação dos investimentos municipais de interesse intermunicipal; e planeamento das atuações de entidades públicas de caráter supramunicipal. 

Estes objetivos concretizam-se através do regulamento de gestão da área de Paisagem Protegida Regional da Serra d’Arga; do Plano de Gestão da Serra d’Arga; da realização de estudos, planos, programas e projetos, mormente os que sejam passíveis de cofinanciamento; da elaboração e apresentação de candidaturas no âmbito de fundos da União Europeia ou nacionais; e de ações e intervenções no território, de acordo com os seus fins.

A Serra d’Arga abrange uma área de 10 mil hectares nos concelhos de Caminha, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura, Viana do Castelo e Ponte de Lima, dos quais 4.280 hectares se encontram classificados como Sítio de Importância Comunitária. 

Cerca de 90% dos 10 mil hectares da Serra d’Arga distribuem-se pelos concelhos de Viana do Castelo e Caminha, 8% no concelho de Ponte de Lima e os restantes 2% em Vila Nova de Cerveira. É detentora de recursos naturais ímpares, de uma paisagem singular e com um património material e imaterial de ordem natural, ambiental, histórico e cultural de elevado valor.