Lápis Cor de Carne de Cláudia Lucas Chéu estreia em Viana

0
464
A obra Lápis Cor de Carne é a nova criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, com texto original de Cláudia Lucas Chéu e encenação de Natasha Syvanenko. O espetáculo infantojuvenil tem estreia marcada para 18 de fevereiro, às 17h00, na Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. 
Uma visão inovadora de Natasha, criadora emergente ucraniana, a partir do texto autobiográfico de Cláudia, escrito a convite do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, numa coprodução com a companhiaTeatro Nacional 21 e o Lu.Ca – Teatro Luís de Camões, distinguem o espetáculo como um reflexo da atualidade dedicado às famílias de hoje. 
A partir de memórias de infância e inspirado reinterpretando referências como o conto Meninos de todas as cores, de Luísa Ducla Soares, é construída uma narrativa que inclui episódios de discriminação, violência, mas também amizade, superação e descoberta do lugar do outro. E das memórias de uma criança cria-se o presente e projeta-se um futuro próximo mais justo, livre e inclusivo.
Os atores Alexandre Calçada, Alexandre Martins e as atrizes Marta Bonito e Ulé Baldé dão vida a Cláudia, Sara, Sérgio e Hugo, a banda sonora original é da autoria de Noiserv, a coreografia de Wallace Wong, os figurinos de Cláudia Figueiredo, a cenografia de jio studio e a iluminação de Bruno Ferreira.
A peça Lápis Cor de Carne vai estar em cena de 15 de fevereiro a 10 de março, no Teatro Municipal Sá de Miranda, com sessões destinadas à comunidade escolar de Viana do Castelo, de quarta a sexta-feira, já com 4.000 estudantes inscritos, tendo também previstas apresentações em Lisboa.
Aos sábados, dias 18 e 25 de fevereiro, 4 e 11 de março, o espetáculo sobe ao palco da Sala Principal para sessões destinadas ao público geral, às 17h00. 
O Serviço Educativo do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana assegura que todas as sessões dispõem de Reconhecimento de Palco para Cegos, mediante inscrição prévia, e dia 18 de fevereiro, promove um Digestivo – Conversas Pós Espetáculo, que inclui uma atividade de mediação destinada aos mais pequenos e ainda Tradução Simultânea em Língua Gestual Portuguesa e uma sessão com Audiodescrição, dia 25 de fevereiro. 
O preço dos bilhetes varia entre os 4€ e os 10€ e já se encontram à venda na Bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda e na BOL – Bilheteira Online.