Valença tem um “tesouro” em Chamosinhos (COM VIDEO)

0
603
O baldio de Chamosinhos, em S. Pedro da Torre, no concelho de Valença, tem um pomar de sementes de pinheiro bravo único no país. Esta segunda-feira, o pomar, que reúne os melhores pinheiros de todo o país, incluindo da Mata Nacional de Leiria, foi visitado pelo secretário de Estado da Floresta e pelos restantes parceiros que tornaram este pinhal uma realidade, depois de um incêndio há mais de duas décadas o ter destruído. 
Pela primeira vez, as pinhas começaram a ser colhidas há duas semanas e, de acordo com os experientes escaladores que trepam os pinheiros para as colher, são “da melhor qualidade”.
O trabalho da colheita deverá estender-se por mais uma semana e até agora foram colhidas duas toneladas de pinhas que serão encaminhadas para o centro de sementes do ICNF.
Este pomar é gerido pelo Centro PINUS, uma organização do setor florestal que reúne todos os agentes da fileira do pinheiro-bravo, que aproveitou a visita do secretário de Estado para fazer, pela primeira vez, a demonstração da utilização de uma máquina para fazer a colheita das pinhas. Enquanto não se generaliza o uso da máquina, cabe aos escaladores subirem até às copas dos pinheiros e “varejarem” as pinhas.