Melgaço é “irresistível”
De 18 a 19 de fevereiro, Melgaço promete aguçar o paladar dos apreciadores da boa gastronomia. O Município junta-se, uma vez mais, à iniciativa “Fins de Semana Gastronómicos”, promovida pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal. Bifes de presunto, cabrito do monte assado no forno, bucho doce e alvarinho são as sugestões do município mais a norte de Portugal. E os turistas que escolherem pernoitar por estas noites em Melgaço terão ainda a oportunidade de usufruir de 10% de desconto no alojamento.
O evento conta nesta edição com a adesão de 11 restaurantes do concelho: a Adega do Sossego, a Adega Regional do Sabino, o Mini-Zip, o Miradouro do Castelo, O Brandeiro, O Cinema, O Laboreiro, o Restaurante o Adérito, a Tasquinha Castreja, a Tasquinha da Portela e o Verde Minho. Nestes espaços, os visitantes vão poder desfrutar de excelentes refeições, e serão ainda brindados com um copo de vinho da Região Norte de Portugal, como forma de agradecimento pela visita.
A par das sugestões gastronómicas, o destino de natureza mais radical de Portugal alia a esta iniciativa uma série de atividades, promovidas por diversas entidades da região, como o workshop “Plantas Aromáticas e Medicinais” do PNPG – Parque Nacional da Peneda-Gerês, uma experiência com os Pescadores – “A Lampreia e as Pesqueiras do Rio Minho”, uma experiência com o Apicultor – “Abelhas Mansas” e a experiência “Cabrinhas Felizes”. E sendo este um fim de semana dedicado à gastronomia, juntaram-se também nesta edição a Quinta de Folga – fumeiro tradicional de Melgaço, a loja Melgaço em Sabores – doçaria tradicional, e as Roscas de Melgaço – doçaria tradicional, que estarão de portas abertas a todos os turistas que quiserem conhecer os seus produtos. Mas as sugestões não ficam por aqui, Melgaço convida ainda a uma visita ao centro de artesanato “Artes”, aos vários espaços museológicos do concelho, à porta Lamas de Mouro e ao Solar do Alvarinho.