Vila Verde cheia de amor e chocolate
Num fim de semana repleto de atividades diversas do programa ‘Fevereiro – Mês do Romance’ que está a decorrer em Vila Verde, o artesão Fernando Rei voltou a surpreender com a apresentação de uma série de novos modelos de malas feitas em linho, no âmbito da parceria com a marca Namorar Portugal.
Entre saraus de poesia e música e uma caminhada solidária, foram ainda lançadas novas linhas de bonecas com produtos naturais de Aguinalda Conduto e conjuntos de miniaturas fantásticas da ‘Home Sweet Miniaturas’.
Em estaque estiveram igualmente os workshops do chocolate com pimenta, de pintura em loiça e das bonecas de cabaça e biscuit, que mobilizaram mais de 70 pessoas para aprender as “artes cheias de amor”, com que artesãos e os parceiros Namorar Portugal assumem a produção de peças únicas e de excelência reconhecida por todos.
Exemplo disso mesmo estão as novas malas lançadas pelo Fernando Rei, que decidiu dedicar um dos modelos à jornalista Dina Aguiar, homenageando o trabalho desenvolvido no programa televisivo ‘Portugal em Direto’, da RTP, a favor do artesanato e das diferentes regiões do país.
Na sessão de apresentação que decorreu no Espaço Namorar Portugal, em Vila Verde, a jornalista confessou-se honrada pelo reconhecimento e assumiu-se “encantada” pelos corações e pelos motivos dos Lenços dos Namorados que inspiram a decoração da “sua” mala – do chamado modelo ‘Tote’.
´É um ótimo exemplo do país positivo que divulgamos, valorizando o que se faz de bem, como o nosso artesanato de excelência”, apontou Dina Aguiar, acompanhada pela equipa de reportagem do ‘Portugal em Direto’. A jornalista recebeu ainda um Lenço dos Namorados bordado na Aliança Artesanal, elogiando “a excelência das artes cheias de amor que se faz em Vila Verde”.
A presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, sublinhou o sucesso da parceria da marca Namorar Portugal com Fernando Rei, contribuindo para a valorização do território e para afirmação da aposta estratégica na aliança das tradições e da identidade cultural do concelho com a modernidade e a inovação.
Além da mala ‘Dina’, Fernando Rei lançou outros dois novos modelos, com a bolsa de ombro ‘Giga’ e o saco de cintura ‘Mariana’ (em formato ‘banana’) apresentados pelas irmãs do artesão, Alice e Ana Maria.
“As malas são feitas em tecido produzido com o fio de linho, em tear. Todos os materiais foram bem aproveitados, sem desperdício. O produto final tem a colaboração da Belcinto”, explicou o artesão de Aboim da Nóbrega e que produziu já malas exclusivas para as marcas Louboutin e Ownever.
No Espaço Namorar Portugal foram apresentadas mais duas linhas de novos produtos inspirados nos Lenços dos Namorados.
A Carla e a Anabela – da ‘Home Sweet Miniaturas’ – lançaram novos conjuntos de miniaturas fantásticas, inspiradas nos Lenços dos Namorados. Os cenários de casamento, de pequeno-almoço, do tradicional bordado dos lenços e do presépio constituem o grupo de peças deste maravilhoso ‘Portugal dos Pequeninos’. Tudo com peças pintadas à mão.
Aguinalda Conduto apresentou uma nova versão das suas bonecas construídas a partir de cabaça e biscuit. Este ano, surpreendeu com a coleção ‘Terra Mãe’, recorrendo a produtos da natureza para decorar as suas obras de arte.
“Tudo isto resulta da oportunidade de deixar sair a criatividade, sempre com uma grande paixão, muito carinho e amor pelo que estamos a fazer. Neste caso, também contribuímos para a sustentabilidade e para a valorização do ambiente e da natureza. É um ‘refresh’ poder estar aqui”, partilhou a artesã.
As cores foram conseguidas com produtos da natureza, como gengibre, menta, colorau e diferentes tipos de terra. Estas novas formas de pintar foram explicadas por Aguinalda Conduto no workshop deste domingo, que juntou duas dezenas de aprendizes no Espaço Namorar Portugal, esgotando o limte de inscrições. A artesã Rosa Araújo assumiu o workshop de pintura em loiça.
Nas instalações da ‘Chocolate com Pimenta’, decorreram workshops conduzidos por Pedro Sousa. O mestre chocolateiro atraiu a atenção de mais de 40 pessoas, de diferentes idades, explicando os procedimentos para apurar os diferentes sabores e formas dos bombons tradicionais.
Do programa deste fim-de-semana do ‘Mês do Romance’ fez ainda parte um sarau de poesia e música, que decorreu no Centro de Artes e Cultura, organizado pela Academia de Música e pelo Agrupamento de Escolas de Vila Verde, com os jovens alunos a demonstrar as aptidões na declamação de trechos literários e na interpretação de diversos instrumentos.
A Escola de Música da Vila de Prado proporcionou na noite de sábado o IX Concerto Namorar Portugal, num espetáculo que encheu de entusiasmo o sobrelotado auditório da Junta de Freguesia, em mais “uma fantástica demonstração dos talentos extraordinários que são formados no concelho” – como sublinhou a presidente da Câmara, Júlia Rodrigues Fernandes.
No domingo, com a Feira de Artesanato a ajudar à animação na sede do concelho, dezenas de pessoas alinharam no desafio da associação ‘Vila Verde a Correr’ para a II Caminhada Solidária dos Namorados, com percursos por espaços urbanos e de natureza, como as margens do rio Homem.