Observatório promete proteger o ”Santuário que é a Serra d’Arga”

0
534

O Observatório da Serra d’Arga, na freguesia da Montaria, em Viana do Castelo, promete “proteger, investigar e dinamizar” o “Santuário que é a Serra d’Arga”. A garantia foi dada pelo presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, no momento da inauguração, na presença do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

O autarca vianense considerou que “a Serra d’Arga é um santuário que pertence a Viana do Castelo, Ponte de Lima, Caminha e Vila Nova de Cerveira” e assumiu que o trabalho tem sido feito “em equipa, para valorizar o território, já que somos mais fortes no princípio da complementaridade”. Nesse sentido, explicou, “constituímos, há um mês, a Associação de Municípios da Serra d’Arga para trabalhar e valorizar a Serra d’Arga, colocando-a ao serviço do mundo”. “Temos trabalhado as novas dinâmicas do turismo e as experiências que o território pode oferecer e a Serra d’Arga integra este esforço. Queremos incorporar a ciência e instalá-la no território para que influencie estudiosos e investigadores”, vaticinou Luís Nobre.

“Este espaço permite que os investigadores cá trabalhem e gostaria de destacar os nossos garranos, que cada vez suscitam mais interesse, e que nos trouxeram parcerias com a Universidade da Sorbonne e a Universidade de Kyoto, entre outras instituições”, declarou.

Já o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços assegurou que “projetos na Serra d’Arga e no Alto Minho dão um contributo muito importante para a sustentabilidade do turismo e para o turismo de natureza, que é a prioridade do Governo”. “Este Observatório pretende unir ciência, investigação, conhecimento, património, trazendo a ciência para dentro do território, aliando ainda a promoção turística da região”, referiu. “O que é mais autêntico e genuíno é aquilo que faz a diferença no turismo. Vamos continuar a apoiar e a valorizar o turismo no Alto Minho e a Serra d’Arga como elemento distintivo e que acrescenta valor à região”, declarou Nuno Fazenda.

Também o presidente da Junta de Freguesia da Montaria, Carlos Pires, valorizou a nova valência, indicando que a Montaria “é rica em património cultural, religioso e gastronómico e que, apesar de ter apenas 400 habitantes, é a freguesia do concelho e do distrito com maior área da Serra d’Arga”:

O edifício onde está instalado o Observatório tem uma localização privilegiada em relação à montanha, colocando-se no sopé desta, junto à entrada da Serra d’Arga, mas simultaneamente perto do centro cívico de São Lourenço da Montaria. Corresponde a um edifício retangular que abrange espaços de trabalho/reuniões, laboratório e alojamento, incluindo áreas de apoio.