Ponte de Lima começa sábado a comemoração dos 900 anos
As comemorações do Dia de Ponte de Lima, que se assinala no próximo sábado, 4 de Março, vão ser presididas pela ministra da coesão territorial, Ana Abrunhosa. A efeméride assinala os 898 anos da outorga do Foral pela rainha D. Teresa e será o ponto de partida para a comemoração dos 900 anos da fundação da vila em 2025.
O programa das comemorações começa com a abertura da exposição, às 11,30 horas, “Caminhos: O doce no Caminho Português de Santiago”, na Torre da cadeia Velha, uma iniciativa romovida pela Asociación de Amigos e Amigas do Camiño Portugués a Santiago em parceria com Município de Ponte de Lima.
O programa de comemoração segue às 15h30 com a deposição de uma coroa de flores na estatua de D. Teresa, seguindo-se a visita à exposição “20 anos da estátua da rainha D. Teresa 2002 – 2022.” Segue-se a sessão solene agendada para as 16 horas no auditório Municipal e que inclui a apresentação pública do livro “Rainha D. Teresa «…E Fez Vila o Lugar de Ponte», da autoria de Amândio de Sousa Vieira. É a segunda edição, revista e aumentada, de uma obra inteiramente dedicada à figura desta personagem histórica que esteve na origem de Ponte de Lima. Na sessão solene será, ainda, apresentada publicamente a logomarca oficial dos 900 anos do Foral atribuído a Ponte de Lima, o website e algumas das iniciativas que vão decorrer até ao ano 2025. Segue-se, às 18 horas, a inauguração da requalificação dos espaços comuns do Teatro Diogo Bernardes, que, nessa noite, dá palco ao reconhecido actor Ruy de Carvalho com o espetáculo “Ruy”.
O programa das comemorações do Dia de Ponte de Lima inclui, também, o 1º simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, nos dias 3 e 4, a exposição de pintura “Vem ver o Lima” e uma prova de Paraquedismo, durante o fim-de-semana, a contar para a Taça de Portugal. No domingo decorre mais um Encontro Concelhio de Bombos, entre as 10h e as 12h00, e à tarde o Desfile da tradição, a partir das 14h30.