Saltos, doces, livro e comemoração dos 900 anos no Dia de Ponte de Lima
Ponte de Lima assinalou o Dia do Município com um conjunto de iniciativas, com destaque para o lançamento da logomarca para a comemoração dos 900 anos da atribuição do foral à vila pela rainha D. Teresa, que se assinala em 2025.
O dia começou cedo com a prova da Taça de Portugal de Paraquedismo em precisão de aterragem que pôs centenas de pessoas a olhar para o céu no anfiteatro da Expolima.
O dia também ficou marcado pela homenagem junto à estátua da rainha D. Teresa, numa encenação do grupo de teatro Pequenos Actores do Lima, numa cerimónia que contou com a presença da ministra da coesão territorial, Ana Abrunhosa.
Seguiu-se a apresentação da 2ª edição do livro “Rainha D. Teresa «…E Fez Vila o Lugar de Ponte», da autoria de Amândio de Sousa Vieira, uma obra revista e aumentada que destaca, agora, a ligação da monarca às freguesias de Correlhã e Refoios, bem como todo o processo de elaboração da sua estátua. Na sessão solene, o presidente da Câmara Municipal destacou o programa comemorativo para os 900 anos do foral, em 2025, nomeadamente a constituição de uma comissão de honra que é liderada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
A inauguração da exposição “Caminhos: O doce no Caminho Português de Santiago”, na Torre da cadeia Velha, promovida pela Asociación de Amigos e Amigas do Camiño Portugués a Santiago em parceria com Município de Ponte de Lima, também fez parte das comemorações, numa colaboração da associação que já vem sendo habitual nos últimos anos no Dia de Ponte de Lima.