“Sete prazeres ajudam a descobrir Barcelos e as suas gentes”
Barcelos volta a render-se aos “7 Prazeres da Gastronomia”, um evento promovido pelo Município de Barcelos em parceria com os restaurantes do concelho.
O programa decorre ao longo de todo o ano e pretende fazer a divulgação da cozinha tradicional barcelense. No próximo fim de semana, é servido o “galo à mesa” e, no seguinte, os restaurantes aderentes servem rojões e papas de sarrabulho. “Além de ser um convite à descoberta da gastronomia local, estes fins de semana gastronómicos são ainda um apelo à descoberta do território barcelense e das suas gentes”, considerou a vereadora Elisa Braga, notando que a iniciativa, promovida pelo Município, só é possível pela forte adesão da restauração e da hotelaria, bem como do setor dos produtos vinícolas.
Associado à boa mesa, há um conjunto de atividades paralelas, que vão desde a animação de rua, ao artesanato, passando pelas caminhadas ambientais, por rotas temáticas e percursos pedestres. “Estes fins de semana em que a restauração de Barcelos serve estas sete iguarias visam promover a gastronomia, as nossas vivências e dar relevo à identidade e tradição concelhias, potenciando, assim, a diversificação dos produtos turísticos”, salientou Elisa Braga, notando que esta programação gastronómica pretende “atrair cada vez mais pessoas a Barcelos, mostrando-lhes o que mais atrativo e saboroso se serve na região do Minho”. “Este projecto mostra como a gastronomia pode diferenciar e potenciar muitas atividades e desenvolver o concelho de Barcelos. Aqui temos o que de melhor se faz no Minho e o que de mais atrativo e saboroso o Minho consegue servir a quem nos visita”, declarou, destacando, ainda, a ligação da vertente gastronómica do concelho aos Caminhos de Santiago, nomeadamente a lenda do galo. “Há muitos peregrinos que já pedem o galo assado. Fazem o seu percurso e já no final do dia deslocam-se aqui novamente para degustar o galo assado”, sustentou.
O programa “7 prazeres da gastronomia” decorre ao longo de todo o ano, tendo iniciado, em fevereiro, com a “Lampreia do Rio Cávado”. Este fim de semana (10 a 12) segue-se o Galo à mesa e, no próximo, os restaurantes aderentes servem os Rojões e as Papas de Sarrabulho. Em maio, de 19 a 21, avança o Fim de Semana do Bacalhau, e depois, de 14 a 16 de julho, o Fim de Semana dos Petiscos.
Na época do outono, mais concretamente de 6 a 8 de outubro, há o “Concurso Galo Assado”, ficando o fim de semana do Pica no Chão agendado para 3 a 5 de novembro. Finalmente, os “7 prazeres da gastronomia” encerram com o concurso de pastelaria, Barcelos Doce, no dia 2 de dezembro.