Jornadas em Esposende vão reflectir sobre educação e formação de adultos

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O Centro Qualifica do Litoral Cávado, conjuntamente com o Centro Qualifica KERIGMA, promovem as Jornadas Pedagógicas de Educação e Formação de Adultos, subordinadas ao tema, “Centros Qualifica pivôs de uma intervenção global territorializada”, nos dias 23 e 24 de março, na Escola Secundária Henrique Medina, em Esposende.

Com esta iniciativa, pretende-se, por um lado, divulgar a atividade e missão dos Centros Qualifica, junto da comunidade, e sobretudo, contribuir para o aumento da qualidade de serviço prestado, via reflexão e partilha de práticas organizacionais e pedagógicas pelos profissionais deste campo, como diretores, coordenadores de CQ, técnicos de ORVC, professores e formadores dos Centros Qualifica, numa lógica construtiva e capacitadora de PeerReview.

O primeiro dia 23, à noite, é destinado ao público em geral, com um convite e desafio de participação aos pais e encarregados de educação, autarcas e membros de juntas de freguesia, movimentos associativos, empresários, etc.O dia 24 de março é reservado aos actores territoriais e profissionais deste campo, sendo a manhã dedicada à reunião da Rede de Centros Qualifica, outras entidades ligadas à Educação de Adultos, com partilha de práticas e constrangimentos e a tarde, com convidados especialistas, o debate sobre formas e metodologias de intervenção nos territórios e a importância da Educação e Formação de Adultos no desenvolvimento social e comunitário.

A atividade termina com a entrega de certificados a cerca de 70 adultos, que concluíram mais um patamar do seu percurso de Qualificação.

Os Centros Qualifica são centros especializados em qualificação de adultos que visam promover a aprendizagem ao longo da vida e a melhoria das qualificações, escolares e profissionais da população, valorizando os percursos individuais de cada pessoa. Estes centros assumem um papel determinante na qualificação de adultos assente na complementaridade entre reconhecimento, validação e certificação de competências e a frequência de formação certificada, em função dos perfis e das necessidades dos indivíduos (Portaria n.º 62/2022, de 31 de janeiro).